
A FORÇA DO PENSAMENTO
Do Umbadista no Terreiro

"A essência do homem é pensar" (por isso dizia) "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que imagina e que sente". (Logo quem pensa é consciente de sua existência) "penso, logo existo. " (Descartes)
"Em lugar da fé cega que anula a liberdade de pensar, ele diz: Não há fé inquebrantável senão aquela que pode olhar a razão face a face em todas as épocas da humanidade. À fé é necessária uma base, a essa base é a inteligência perfeita daquilo que se deve crer (não basta ver), é necessário compreender. A fé cega não é mais deste século, ora, é praticamente o dogma da fé cega que hoje o maior número de incrédulos, porque ela quer se impor e exige a adição de uma das mais preciosas faculdades do homem, o raciocínio e o livre arbítrio" (Evangelho Segundo o Espiritísmo.)
Alan Kardec, em a Genese, Cap XIV, item 15, esclarece este mecanismo a influência do desencarnado para encarnado: Sendo os fluidos o veículo do pensamento, este atua sobre os fluidos como o som sobre o ar, eles nos trazem o pensamento, como o ar nos traz o som. Pode-se pois dizer, sem receio de errar, que há nesses fluidos, ondas e raios de pensamentos, que se cruzam sem se confundirem, como há no ar ondas e raios sonoros.
Há mais, criando imagens fluídicas, o pensamento se reflete no envoltório como um espelho: toma nele corpo e aí de certo modo se fotografa. Tendo um homem, por exemplo a ideia de matar outro, embora corpo material se lhe conserve impassível, seu corpo fluídico é posto em ação pelo pensamento e reproduz todas as matizes deste último, executa fluidicamente o gesto, o ato que intentou praticar...
Vimos que o pensamento exerce uma poderosa influência nos fluidos espirituais, modificando suas características básicas. Os pensamentos bons impõem-lhes luminosidade e vibrações elevadas que causam conforto e sensação de bem-estar as pessoas sob sua influência. Os pensamentos maus provocam alterações vibratórias contrárias às citadas acima. Os fluídos ficam escuros e sua ação provoca mal-estar físico e psíquico.
Quanto mais forte for o pensamento, mais rapidamente ele frutifica. O pensamento é localizado e isso lhe dá determinada direção e, na proporção em que for focalizado será dirigido o efeito que pretende alcançar
Aqueles que alimentam pensamentos de ódio, inveja, vingança e maldade são realmente muito perigosos. Causam inquietação e má vontade entre os homens. Seus pensamentos são, como as mensagens radiofônicas através do éter e captadas por indivíduos cuja mente é receptiva a tais vibrações
Na pergunta 457, do livro dos Espíritos da página 207, ele nos relata a seguinte pergunta: Os espíritos podem conhecer nossos mais secretos pensamentos?
Frequentemente, eles conhecem aquilo que querereis ocultar a vos mesmos, nem atos, nem pensamentos podem ser dissimulados
- Nesse caso, pareceria mais fácil esconder uma coisa a uma pessoa viva que fazê-lo a essa mesma pessoa depois da sua morte?
- Certamente, e quando vos credes bem ocultos, tendes, frequentemente, uma multidão de Espíritos, ao vosso lado, que vos vêm.
Os nossos sentimentos podem ser perturbados ou influenciados em dois impulsos gerais que são: egoísmo e orgulho trabalhando sobre essas deficiências gerais de nosso comportamento, poderá aumentar o nosso negativismo dentro do seguinte esquema 01) Egoísmo: impiedade, ciúmes, antipatia, indiferença, sensualidade e avareza, etc. 2) orgulho paixões, ódio, rancor, vingança. Cobiça, raiva, maledicência, rancor etc.
Pode também afetar no campo de ideação como: inteligência, sensação, percepção, memoria, atenção, imaginação, raciocínio, vontade etc.
Pode atingir também nos nossos órgãos como: sexo, fígado, estomago, rins, pulmões, intestinos, sistema nervoso. Por isso devemos nos vigiar os nossos pensamentos, a fim de não sermos atingirmos com pensamento ruins de pessoas que estão desiquilibrados conforme descreve Roque Jacinto. Como os espíritos nos veem descobertos eles vão atuar em nossos sentimentos, no campo de ideação e nos nossos órgãos como vemos pessoas em nossa gira passando mal.
O nosso pensamento dentro do terreiro tem um poder magístico que muito de nós desconhecemos, por isso que Jesus manda que nos vigiássemos nossas mentes, a fim de não entrarmos nas regiões inferiores e desequilíbrio em nossa gira, trazendo consequência ruim para a corrente e para os Pais de Santos e Mãe de Santo
Finalizando peço aos Umbandistas que amemos uns aos outros como disse Jesus, não permitindo que as influências de espíritos malévolos tragam consequências para o nosso terreiro.
Salve a Umbanda.