INFLUÊNCIA DA LUA NA UMBANDA
Fases e Rituais
A Umbanda, possui uma forte conexão com a natureza e suas energias sutis. Dentre os elementos naturais reverenciados nessa tradição, a lua desempenha um papel significativo, representando a energia feminina, os ciclos naturais e a influência espiritual.
Nenhum de nós Umbandistas ou não podemos executar a magia da Umbanda, batismos, afirmações, "amacis", descargas ou mesmo qualquer espécie de trabalho, sem que conheçamos a influência oculta das fases da Lua e o que elas podem particularizar. Nenhum Médium consciente deve arriscar-se com as forças cegas da natureza astral e espirítica, sem se pautar neste dito conhecimento oculto.
Para seu entendimento, irei comparar a Lua a Mulher, isto é uma jovem solteira, que depois fica noiva, casa e é fecundada (engravida) e dá à luz, ou seja, "despeja de seu ventre' o produto ou a seiva que recebeu, acumulou, transformou para, a seguir, esvaziar sobre o planeta Terra, do qual como se sabe é o satélite.
Então, é de conhecimento primário que a Lua se manifesta em quatro fases: estado de NOVA; estado de CRESCENTE; estado de CHEIA; estado de MINGUANTE.
Em cada uma dessas fases ela leva praticamente sete dias. Essas quatro fases você deve dividir em Duas Grandes Fases: De Nova a Crescente, deve considerar como a Quinzena Branca: nessa quinzena ela está sempre e estado positivo. Toda operação mágica de ordem elevada, como preceitos, batismos, afirmações, confirmações diversas, certos trabalhos para fins materiais, certos trabalhos que impliquem descargas, por demandas, e que envolvam oferendas, confecções e preparações sobre "guias ou colares", talismãs ou patuás diversos, só devem ser movimentados ou executados dentro desta quinzena.
De Cheia a Minguante considere como Quinzena Negra; nesta quinzena de levar na devida conta que a LUA está sempre com influenciação do lado negativo, ou no apecto passivo, para todas as coisas.
Influenciações fundamentais para efeito de Magia: a) A LUA, na fase de NOVA, está como a moça saudável, cheia de vitalidade, que irradia desejos, e sempre disposta. Ela, assim está plena de energia, em estado de expansão e de atração, porque tem para dar. É desejada, porque dar sua seiva sexual em condições de pureza, virgindade, pronta para se transformar, enfim, para ser fecundada.
Nessa fase de Nova, a Lua esparrama a sua seiva (os seus fluídos eletromagnéticos) vital sobre todas as coisas, especialmente nos vegetais, que recebem os elementos revitalizadores de sua energia purificadora.
Nessa fase é quando verdadeiramente se deve colher os vegetais ou as ervas mágicas, terapêuticas.
Portanto, é quando se devem preparar os "amacis", os banhos diversos e secar as ervas para os defumadores (secar à sombra).
Ainda dentro dessa fase é que se deve rigorosamente movimentar certas operações que impliquem preparações de médiuns e todos os trabalhos que se enquadram em confirmações, preparações, batismos, cruzamentos de "conga" e, sobretudo, todas as operações mágicas ligadas a oferendas para fins materiais ou de benefícios pessoas, financeiros, etc.
Finalmente todo trabalho ou operação mágica para ficar firme mesmo ter firmeza duradoura e se conversar em sigilo e na força dessa condição deve ser feito nessa citada fase. E ainda: todo preparo com as ervas só deve ser feito com as folhas, quer para uso terapêutica propriamente dito, quer para banhos, defumadores, etc., porque o fluido lunar, nessa fase, puxa e concentra mais a seiva dos vegetais para extremidades, isto é, para as pontas.
A LUA, na fase de CRESCENTE, é como a moça que continua a expandir-se, a dar e irradiar energia, porém o seu vigor sexual, ou a sua seiva, já sofreu uma transformação; foi fecundada. Recebeu novas energias de acréscimo e se bem que continue em estado positivo, os seus fluidos, o seu vigor, não estão mais naquele estado de pureza inicial.
A rigor, não serve mais para nenhuma operação que implique a preparação de médiuns, através de afirmações, "amacis", etc. Serve para toda e qualquer ordem de trabalho material ou que implique em fazer prosperar um sistema de negócio, uma melhoria comercial, etc.
Também é boa para afirmação de terreiro, cruzamento de "congá" com inauguração, como também se presta para o preparo de patuás ou talismãs. Nessa fase, todo movimento com o preparo das ervas, para qualquer finalidade, deve-se dar preferência aos vegetais cujo valor terapêutica ou mágico esteja mais indicado ou encontrado nos galhos, nas cascas, nos caules ou nas hastes.
O fluido lunar, na Crescente, puxa e concentra mais a seiva dos vegetais nos meios ou nos elementos intermediários, isto é, nas ditas hastes, talos etc. Essas sãos as especificações gerais para as operações mágicas e suas finalidades, dentro da Quinzena Branca ( a Lua na fase de Nova e Crescente). Item especial: se o médium, de acordo com o caso em que vai operar, escolher os dias favoráveis de certos planetas, o sucesso da operação ainda fica mais garantido. Quinzena Negra (fase da Lua de Cheia a Minguante) Amado Irmão, você deve saber que nessa quinzena não se faz nenhum trabalho ou operação para fins positivos, seja de que ordem for, especialmente na fase dita CHEIA.
Nessa fase a Lua já está assim como a mulher que foi fecundada, está em gestação, ficou grávida, está cheia mesmo.
Aí a Lua está altamente negativa, pois sua influenciação age como um vampiro, isto é, seus fluidos eletromagnéticos estão sugando, vampirizando tudo o que pode, quer da natureza astral propriamente dita, quer na natureza dos próprios vegetais.
Nessa fase de Cheia, a Lua por causa dessa sua ação vampirizadora enfraquece a seiva dos vegetais e eles perdem o vigor, ou seja, mais de 70% de suas qualidades terapêuticas, pelas extremidades, isto é, pelas folhas, talos, hastes, etc., que se vão concentrar, pela natural reação de seus próprios elementos vitais, na raiz, ou melhor, naquilo que está dentro da terra.
Ervas não devem ser colhidas nessa fase, para uso de qualquer espécie, porque não produzem os resultados terapêuticos indicados e podem até prejudicar, se for caso de doença a tratar, ou na questão dos banhos, defumadores, "amacis", etc. Isso, nessa parte, e quanto ao lado que se refere a trabalhos, só se presta para manipulações da magia negra.
Quase que nas mesmas condições está a Lua na fase Minguante. Aí está como a mulher que despejou o produto de sua fecundação, isto é, pariu, esvaziou todo o seu conteúdo. Seus fluidos da Lua além de estarem fraquíssimos, estão carregados de elementos sutis e deletérios, que vão purificar nas águas, quer nas que vem de cima, do éter, quer nas fixas, existentes embaixo, na terra, isto é, nos mares, rios, lagoas, etc., a fim de se renovarem e provocarem a transformação dita como a fase de Nova.
E é claro na citada fase Minguante da Lua até os próprios vegetais se ressentem em sua seiva, porque recebem sobre a mesma seus fluidos impuros, carregados, fracos, e, para efeito de melhor comparação, envenenados.
Também assim fica compreendido que as ervas terapêuticas ou mágicas nessa fase não devem ser colhidas nem usadas para nenhuma finalidade mediúnica, são contra-indicadas. E no tocante a trabalhos mágicos, positivos, de qualquer natureza, quase que se anulam ou se diluem nessas vibrações deletérias, porque, para efeito de alta magia ou da Magia branca, tudo no minguante é nocivo.
A influência da Lua nos trabalhos mágicos Cheia O plenilúnio são os três dias mais poderosos para os rituais, banhos e trabalhos em geral.
A energia Cósmica é mais intensa permitindo um aumento de nossa percepção psíquica. As Giras se mostram mais intensas.
Da mesma forma, em dias de consultas abertas ao público, quando são aplicados passes e feitos descarregos nos consulentes, a necessidade de limpeza ao final dos trabalhos é maior. Normalmente os consulentes se apresentam em desequilíbrio e a "energia negativa" que chegam portando, se faz mais perceptível e trabalhosa de descarregar.
A colheita de ervas (folhas verdes) bem como o banho ritualístico são favorecidos. As oferendas com finalidade de agradecer ou se afinizar com os Orixás também. Minguante É um período para banir coisas indesejáveis, remover obstáculos ou doenças e neutralizar demandas.
Fase propícia para Giras de Esquerda, quando se efetuam poderosos descarregos. Momento ideal para Ebós de cura.
As consultas abertas ao público começam a ficar mais fáceis, o descarrego está favorecido. Defumações de limpeza tem seus efeitos melhorados. Já a colheita de ervas para banhos começa a ser prejudicada pois a seiva está descendo em direção a raiz. Melhor usar as folhas em maior quantidade.
Negra São as três noites de escuridão lunar, nas quais a Lua não é visível no céu por causa da sua proximidade com o Sol. É o período mais propício para banir ou neutralizar sortilégios de qualquer natureza como por exemplo: Magia negra, obsessões, etc. Nova Os três dias seguintes ao nascimento da Lua são poderosos para o crescimento e para iniciar qualquer empreendimento.
As consultas estão fáceis, sem desgaste. Já a colheita de ervas totalmente prejudicada, as folhas estão quase sem seiva, porém, um banho fraco é bem melhor que nada.
Favorecimento ao desenvolvimento mediúnico.
Crescente É a melhor época para trabalhos ligados ao crescimento, desenvolvimento do que se deseja. É o período para magias ligadas ao amor, ao aumento do magnetismo e da prosperidade.
A seiva das plantas está subindo em direção as folhas, os banhos vão readiquirindo seu poder. Defumações para atrair fluidos/correntes positivas funcionam melhor. Giras de direita, oferendas à seus guias, desenvolvimento da mediunidade e passes de energização são excelentes.
Os horários de ocorrência das fases da Lua valem para o fuso (-3h) que abrange a maior parte do território brasileiro (Tempo Legal do Distrito Federal: TDF = TU – 3h ).
Para as localidades situadas no fuso (-4h) subtrair 1h dos horários indicados tendo-se em conta as eventuais mudanças de data.
Os horários apresentados na tabela acima obedecem ao formato: mês . dia do mês . dia da Semana . hora : minutos 2 – As lunações ( coluna LUN ) correspondem ao intervalo de tempo entre duas luas novas consecutivas, podendo variar de 29 dias 6,5 horas a 29 dias 20 horas (em média, 29d 12h 44m 02,8s), tendo seu início a cada Lua nova.
As lunações são numeradas em seqüência de acordo com a série iniciada pelo astrônomo inglês Ernest William Brown (18661938), em "The Motion of the Moon", M.N.R.A.S., 93, 603, na qual a lunação nº 01 teve início com a Lua nova de 1923. Jan. 16. Te. 23:41 em Tempo Legal do Distrito Federal (TDF).
Os números da Série de Brown são sempre utilizados como referência para as ocultações de astros pela Lua e recomenda-se o seu uso como um sistema de referência para todas as observações lunares. 3 – No período em que estiver vigorando o horário de verão ( nos meses de outubro a fevereiro ) somar 1h aos horários indicados. 4 – IMPORTANTE: As fases da Lua ocorrem nos instantes relacionados. Elas NÃO têm duração. Desta forma, não há sentido em se dizer, por exemplo, que a Lua Nova de janeiro vai do dia 23 ao dia 31.
Já mostrei que a unidade do sentimento religioso teve sua origem na própria unidade fundamental da natureza humana.
Em outras palavras, as idéias religiosas que nos parecem mais dessemelhantes apresentam traços comuns, pontos de contacto notáveis.
A sabedoria antiga nos legou um vasto acervo de conhecimentos, adquiridos através dos séculos, com a observação dos fenômenos da natureza terrestre e da influência dos astros. Baseados nas pesquisas do Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, proporcionamos aos leitores umbandistas os seguintes conselhos práticos: A ocasião favorável para se começar o que deve durar muito tempo é quando a Lua está em Tauro, Léo, Escorpião ou Aquário (constelações); Para se acabar logo uma tarefa, o comêço deve ser quando a Lua estiver nas constelações de Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio; Para que um ato fique em segrêdo, a ocasião favorável é 8 horas antes ou 8 horas depois da Lua Nova; Para que um ato seja conhecido e comentado, deve ser feito 8 horas antes ou 8 horas depois da Lua Cheia; As plantas curativas (erva-euê-macaia) devem ser colhidas quando as hastes estão cheias de seiva, perto da Lua Cheia, e com preferência de madrugada.
Segue abaixo um estudo esotérico das fases da Lua e também seus Orixás vibrantes; é importante para vermos a importância das Fases da Lua na Umbanda e como interfere nos assentamentos.
Lua Crescente Período favorável para começar algo novo, fazer cursos de aperfeiçoamento, viagens, escrever, empreendimentos, lançar produtos novos, atividade física intensa, reciclagem de projetos e conceitos. Indicado para tratamentos de acupuntura e corte de cabelo para ativar o crescimento.
Desaconselhado para iniciar regimes. esta dada é boa para a firmação de uma oferenda ou trabalho, isto é para sua preparação para um entrega. Esta lua é ligada ao elemento Ar: Orixá Oxossí e Oxum. Signos: Gêmeos, Libra e Áquario.
Lua Cheia Bom momento para resolver problemas familiares e amorosos, mudar de emprego ou de residência. Favorecido todo movimento de mostrar suas idéias, e se empenhar em coisas difíceis.
Especialmente indicado para pedidos ao Universo e exercícios de poder mágico. Cuidado com o que diz, pois nada ficará em segredo ou a salvo de muitos comentários. Indicado para hidratação de pele e corte de cabelo para ganhar volume. Ótimo para colheita de plantas medicinais e frutos.
Desaconselhado para cirurgias abertas. Espiritualmente é a melhor fase para entregar alguma oferenda pois é a lua que aceita melhor nossos pedidos. Esta lua é ligada ao elemento Água: Orixas: Iemanjá e Ogum.
Signos: Câncer, Escorpião e Peixes. Lua Nova Agora chegou o momento de juntar forças e trabalhar em grupo, pesquisar, organizar-se, tomar decisões afetivas ou de trabalho. Fase ideal para meditar e reavaliar a si mesmo ou uma situação pendente.
Tempo de organizar-se e traçar estratégias e planos de ação. O momento não é propício para divulgação de novas idéias. Os segredos estão preservados nesta fase. Ideal para reflexões. Espiritualmente é o momento da preparação de um trabalho ou oferenda, é o momento de plantar as coisas. Esta lua é ligada ao elemento Fogo: Orixas: Xangô e Iansã. Signos: Leão, Sagitário e Áries.
Lua Minguante Nestes dias aproveite para livrar-se daquilo que não precisa mais, fazer faxina doméstica, para finalizar tarefas começadas, para resolver assuntos pendentes, estar com seus filhos ou família. Tratamentos de saúde, regimes e cirurgias podem ser feitos agora.
Tratamentos de acupuntura não devem ser feitos agora.
Considerada a "pior" lua esotéricamente, é uma lua de encerramento então deve-se evitar entregas nesta lua, somente entregas ligadas a transformação.Esta lua é ligada ao elemento Terra, Orixás: Omulu e Nanã, Signos: Touro, Virgem e Capricórnio.
As Fases da Lua e a Magia A lua e suas fases são primordiais no preparo e realização de rituais. Para realizar um ritual de magia, deverá sempre conhecer a fase lunar em que se encontra e esperar a fase lunar adequada ao ritual que pretende executar. As diversas fases são muito importantes e deverão ser tidas em conta, e trabalhar com preparação, convicção, concentração e visualização do resultado que se quer obter com o ritual.
LUA NOVA - É também conhecida como "Lua Negra", e é onde ocorre a maior parte das realizações de feitiços de magia negra. Isso se dá pois ela está iniciando um ciclo, e tanto quanto a Lua Cheia, está em seu ápice nas vibrações cósmicas.É utilizada para quebra de demandas, aberturas financeiras e afetivas.
LUA CRESCENTE - Está é a fase em que a magia está voltada para aquilo que se deseja acresentar em sua vida. Algo que já esteja sendo trilhado por você, mas que necessita de mais força. É utilizada esta fase para rituais de atração sexual, empreendimentos financeiros e mudanças sejam de casa, trabalho etc.
LUA CHEIA - Esta é a mais conhecida e utilizada por todos os praticantes de magia, sejam eles de magia branca ou negra. isso porque a emanação irradiada por esta fase, abre os portais cósmicos e os mantém abertos pelos 3 primeiros dias do seu ciclo. Utiliza-se esta fase para a quebra e realização de todos os tipos de feitiços, especialmente para rituais de energização,rituais para fertilidade, iniciações, invocações extra-sensoriais e consagrações, dentro das religiões que creem no poderio lunar.
LUA MINGUANTE - Está fase torna a magística de quebra de demandas mais intensa. Então, ela é utilizada para eliminar energias negativas como olho gordo, maus agouros, inveja, ira e isto inclui a realização de encantamentos destrutivos. Fases da Lua – 4 Ciclos de Lunação- Lua Nova, Cheia, Minguante, Crescente Fases da Lua.
A lua é considerada um símbolo da energia feminina e está ligada aos ciclos da natureza, à intuição e às emoções, assim como Iemanjá é frequentemente associada aos aspectos femininos, à maternidade, à fertilidade e ao mar. Ela é considerada a Rainha do Mar e é reverenciada como uma mãe amorosa e protetora.
Desde a antigüidade a humanidade é consciente da estreita e mágica relação que existe entre a Lua e a vida na Terra. A Lua representa o feminino, a maternidade, a fertilidade e as emoções. A alma é sensível ao ciclo da Lua e suas fases, assim como o corpo e a Natureza como um todo.
É conhecido a relação da Lua com o Amor, a popularidade dos acontecimentos, o momento de começar um projeto, o momento de plantar, de cortar o cabelo, de fazer uma dieta alimentar, etc. Lua Nova (Começo do ciclo lunar. Sol e Lua na mesma posição zodiacal).
Ótimo fase para: Rituais de renascimento. Finalizar processos demorados. Traçar metas emocionais. Descansar. Mudar visual. Realizar atividades mentais e psíquicas.
Querendo que uma ação o negócio que fique em segredo deve ser inaugurada 8 horas antes da Lua Nova. Lua Crescente (A Lua está iluminada na sua metade, a caminho da Lua Cheia).
Ótima fase para: Rituais de esclarecimento. Plantar árvores de folhas, flores, frutos. Cortar o cabelo para que cresça rápido. Da Lua Crescente à Cheia são 7 dias ótimos para tudo o que tenha a ver com compreensão, amadurecimento, prosperidade, alegria e social. Lua Cheia (A Lua está na posição zodiacal oposta ao Sol, totalmente iluminada) . Ótima fase para: Festas, celebrações, encontros. Inauguração de espaço que lide com fama, grupos, comemorações. Encontros amorosos.
Acontecimentos públicos celebrativos. Rituais de magia e ocultismo de consagração e agradecimento. Lua Minguante (A Lua está iluminada na sua metade, a caminho da Lua Nova). Ótima fase para: Finalizar processos, realizar balanços e concluir ciclos. Iniciar regimes de emagrecimento. Realizar intervenções cirúrgicas. Plantar com o objetivo de colher raízes ou tubérculos. Cortar o cabelo par que demore em crescer.
Vejamos um exemplo de como nos sintonizarmos com o ciclo da Lua. Meditando nas Virtudes com a confabulação do ciclo de lunação. Durante os três dias antes da Lua Nova medite sobre o que você entende por Virtudes. Enumere as virtudes que você conhece. Identifique as que você possui. Medite sobre elas. Escolha uma virtude a ser trabalhada com o ciclo de lunação.
Na Lua Nova ou Lunação, medite sobre a virtude escolhida, na sua vida. Visualize em que momentos da sua vida você poderia vivencia-la.
Visualize-se praticando-a. Até a Lua Crescente, vamos conscientizando as dificuldades que nos impedem de alcançar o objetivo que nos propusemos na Lua Nova e tratamos de superá-las.
Na Lua Crescente, com uma idéia mais amadurecida do nosso propósito, começamos a pratica-lo. Nos propomos vivenciar a Virtude escolhida no dia a dia.
À medida que a Lua Cheia se aproxima, aumentamos nosso foco de atividade interior, até manifestar plenamente a Virtude.
Na Lua Cheia, na força espiritual do reino da Mãe Lua, vivemos e celebramos a Virtude. Após a Lua Cheia, podemos relaxar e observarmos até que ponto, estamos conseguindo incorporar a Virtude de uma maneira natural, projetado na Lua Nova.
Na Lua Minguante, observamos as dificuldades em expressar naturalmente o nosso propósito. Tentamos iluminá-las. Observamos o que ganhamos com o processo, celebramos. Nos três dias antes da nova Lua Nova fazemos as conclusões do processo e decidimos se vamos recomeçar a partir da experiência acumulada ou nos propor outro objetivo.
Quando agirmos sintonizados aos ciclos planetários, trabalhamos com as forças cósmicas a nosso favor. Usufrua dessa bênção.
Lua Nova Corresponde ao momento em que o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados. Visto da Terra, o Sol e a Lua estão na mesma posição zodiacal (longitude).
Quando o alinhamento coincide, tanto em longitude como em latitude, acontece o Eclipse do Sol. A cada dia, a Lua vai se distanciando do Sol numa média de 15 graus por dia, na direção Leste, que é a direção em que se sucedem os Signos do Zodíaco (anti-horária).
É do conhecimento popular que os dias de Lua Nova são muito intensos emocionalmente, mas a pesar da intensidade, as pessoas acostumam a ficar mais recolhidas, introspectivas. Os três dias antes da Lua Nova são propícios para finalizar processos, para percebermos o que está morrendo ou se transmutando, para retiros, recolhimentos, balanços.
Assim como para formular os objetivos e propósitos de um novo ciclo ou processo. Os três primeiros dias após a Lua Nova, são propícios para inaugurar, atualizar, reformular um processo.
Cada Lua Nova é uma morte e um renascimento, uma oportunidade de rever as coisas. A Lua e o Sol em conjunção, acentuam a atração gravitacional sobre a Terra, formando Marés Altas conhecidas por Marés de Água Viva.
A Lua Nova representa a passagem do fim de um ciclo para o começo de outro, por tanto é um momento conjuntural na evolução dos processos e deve considerar-se como um momento especial de introspeção, discrição e meditação. Ritualística: Três dias antes da Lua Nova – finalizar: ideal para rituais de finalização, passagem.
Cortar o Cabelo com interesse em que cresça mais rápido. Inaugurar instituição que trabalhe processos em finalização. Iniciar ação ou negócio que deverá ser mantido em segredo, valendo nesta Lua, as oito horas antes ou depois.
Três dias posteriores da Lua Nova: gerar.* Momento de fecundação, busca de novos caminhos. Inaugurar uma instituição que trabalhe com processos a serem gerados. Toda madeira quando cortada na Lua Nova, presta-se mais para trabalhos de marcenaria e carpintaria, pois é mais durável, embora demore mais para secar. Para colhermos flores belas e viçosas, suas sementes ou mudas devem ser plantadas entre a Lua Nova e Quarto Crescente, de preferência quando estiver no signo de Libra.
Tratando-se de regimes alimentares, é muito conhecida a Dieta de líqüidos da Lua Nova, que desintoxica e emagrece, naturalmente.
Lua Crescente Corresponde ao momento, em que a Lua forma um ângulo de 90 graus em relação ao Sol, vista desde a Terra.
Por volta do sétimo dia (Lua Crescente) da LN, ela está nascendo no Oriente, quando o Sol está no meio do Céu. Está no meio do Céu, quando o Sol está declinando no ocidente. Se pondo, quando o Sol está no fundo do Céu (meia-noite).
Ao Sol e a Lua estarem em quadratura, diminuem os efeitos conjuntos de gravitação provocando as Mares Baixas ou Marés de Água Morta.
A Lua Crescente é o momento propício para o amadurecimento das idéias, dos sentimentos e das atitudes. Hora de colocar os projetos em prática. Ritualística: O plantio de sementes de frutas ou outros alimentos (folhas) é favorável durante a fase crescente, no terceiro ou segundo dia antes da Cheia, quando a Lua estiver em Câncer, Escorpião ou Peixes.
A colheita de plantas curativas, deve ser efetuada quando as hastes estiverem cheias de seiva, isto é, na Lua Crescente perto da Cheia, de preferência de madrugada.
Lua Cheia Corresponde ao momento, em que a Lua está alinhada com o Sol, em oposição, vista desde a Terra, de cara totalmente iluminada.
Quando está alinhada em latitude e longitude acontece o Eclipse da Lua pela Terra. Após o dia exato de Lua Cheia, começaremos a contemplá-la no Oeste em relação ao Sol, ainda no amanhecer.
A Lua começou o seu caminho ao encontro do Sol. Início de seu período de decrescente ou minguante. A cada dia estará 15 graus mais próxima ao Sol. Ritualística.
Esta é a fase da Lua mais celebrada e ritualizada em todas as culturas e tipos humanos desde a antigüidade até os nossos dias. Os rituais e práticas realizados vão desde os celestiais aos infernais.
Mencionaremos alguns deles: A maioria das tribos americanas praticam seu xamanismo feminino mais secreto durante a Lua Cheia.
As mulheres saem em grupos, caminhando por lugares sagrados da natureza cantando canções ritualísticas.
No ocidente as comunidades e grupos religiosos aquarianos, se reúnem em torno de uma fogueira, dançam e cantam em celebração a Vida, a Natureza e aos princípios da sua visão de mundo. Em São Paulo existe um grupo do Santo Daime, chamado de "Lua Cheia" que faz questão de realizar seus trabalhos espirituais durante a Lua Cheia.
No ocidente é amplamente conhecida a lenda do Homem que vira Lobo durante a Lua Cheia. A influência da Lua Cheia no psiquismo humano é tão conhecida que em muitos países tem-se em consideração como atenuante nos julgamentos se as infrações foram cometidas na Lua Cheia.
É conhecido os resultados de pesquisas de delitos, especialmente nos Estados Unidos, e qualquer delegado de polícia pode corroborar com sua experiência que o número de acidentes, atos de violência, delitos sexuais, e crimes aumenta nos períodos de Lua Cheia. Os sensitivos, e as pessoas com distúrbios psíquicos ficam mobilizados fortemente pela Lua Cheia.
A excitação que provoca a Lua Cheia é saudada e celebrada pelos boêmios, adoradores do prazer e das celebrações telúricas ou dionisíacas.
Muitos a consideram romântica, afrodisíaca, inspiradora. Muitos criadores a consideram a melhor lua para praticarem as suas artes. Na Lua Cheia, a oposição com o Sol, faz que se somem as forças gravitacionais provocando como a Lua Nova as chamadas Marés de Água Vivas. No ciclo dos processos, corresponde a Plenitude.
O processo chega a sua plenitude. Ações que são executadas na Lua Cheia: Quando quisermos que algo, trabalho, ato ou "comentário", seja rapidamente conhecido ou divulgado, comentado e muito falado, deve-se empreendê-lo 8 horas antes ou depois da entrada da Cheia, preferivelmente quando a lua estiver no Meio do Céu.
Inauguração de Instituição que trabalhe com assuntos envolvendo o público, tipo teatros, casas de festas, restaurantes, etc. Não é conveniente realizar operações cirúrgicas. Ideal para festas e celebrações.
Nunca passe uma Lua Cheia entre pessoas com as quais não se dê bem. Lua Decrescente ou Minguante Ao amanhecer, a Lua já está no meio do Céu, portanto olhando na direção norte, veremos a parte iluminada em forma de 'D'. Quando o Sol está no meio do Céu, a Lua estará se pondo. Aparecerá no Oriente à Meia Noite. Portanto durante o dia, olhando na direção Norte, a Lua posterior ao Sol no sentido do movimento do Céu, Leste – Oeste, aparecerá em forma de um 'C' iluminado, é Lua crescendo; Lua anterior ao Sol em forma de um 'D' iluminado, é Lua minguando. Ao redor da meia- noite, lua se pondo, em forma de 'C' iluminado, é lua crescendo; lua nascendo, em forma de 'D' iluminado, é lua decrescendo.
No ciclo da vida corresponde a definição do encaminhamento do fim do ciclo. Consciência de onde tem que acontecer as mudanças e do que tem que ser abandonado. Os processos deixam de se expor e adquirem um caráter mais privado interior.
Momento de reflexão, introspeção. Ritualística: Plantio de raízes comestíveis. Finalização de processos. Resolução de situações mal resolvidas.
Limpezas, descarregos. Ideal para operações cirúrgicas. A fase da lua e os signos Não é conveniente comprar roupas ou objetos de uso em geral quando a Lua estiver em Escorpião porque estragarão rapidamente.
Quando quiser terminar logo um serviço comece-o com a lua num signo cardinal: Áries, Câncer, Libra, Capricórnio. Quando quiser começar algo que quer que dure, faça-o com a Lua num signo fixo: Touro, Leão, Escorpião ou Aquário.
Quando quiser que reine flexibilidade, jogo de cintura, adaptabilidade inicie com a Lua num signo mutável: Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes.
O lado feminino da Lua:
A Lua possui a energia feminina. Ela propicia equilíbrio, beleza, amor, proteção, intuição, sabedoria, juventude, força, sensualidade e favorece a realização dos sonhos. Dia da Semana: Segunda-feira Elemento: Água Planta: Dama-da-noite Pedra Preciosa: Pedra da lua e Pérola Metal e cor: Prata.
1 – Lua Nova Sua energia é favorável para despertar o potencial latente, favorecendo os novos começos em todos os sentidos: negócios, empregos, amor e vida. É a fase do plantio para impulsionar a germinação. A fertilidade está no seu nível máximo. Também é favorável para conceber uma criança; fazer reformas ou começar uma obra; artes em geral; fazer cirurgias; contratar empregados domésticos ou não; começar novos estudos. 2 – Lua Emergente É a entre fase da Lua Nova para o Quarto Crescente. Sua energia gera coragem para começarmos a ação para o nosso projeto.
É o tempo para a manifestação para a semente que plantamos. 3 – Lua Quarto Crescente A Lua luta para se manifestar em toda a sua plenitude.
Tudo sob sua influência compete entre si. Os projetos iniciados na Lua Nova começam a ser energizados pela luz solar e se solidificam. É o momento propício para estruturar e tornar prático o que antes era apenas um sonho. É o momento favorável para: cortar cabelo quando se quer acelerar seu crescimento, embora ele nasça mais fino; apresentar projetos publicamente; engordar; exercitar-se fisicamente, pois há aumento de vigor; assinar papéis importantes; viajar, comunicar-se, escrever; começar trabalhar, mas com muita determinação; fazer acordos e parcerias comerciais. É a fase do crescimento da nossa semente, do nosso projeto, quando ele está criando forma, identidade e força. 4 – Lua Convexa É a entre fase do Quarto Crescente para a Lua Cheia. Sua energia revela a verdade oculta nos obstáculos e acontecimentos que ocorrem nas transformações.
É a fase do florescimento e dos detalhes para garantirmos a nossa colheita. 5 – Lua Cheia É o ápice da irradiação do poder lunar à Terra.
A energia e vibração da lua plena são fortíssimas, trazendo força psíquica, clarividência, favorecendo a prosperidade, a abundância e a plenitude em todos os sentidos. Ela se manifesta das formas mais estranhas: doentes mentais começam a andar durante o sono, feridas sangram mais que o normal, ervas colhidas têm mais força.Se os obstáculos surgidos na Lua Crescente foram enfrentados e se todas as etapas próprias do processo de crescimento foram cumpridas satisfatoriamente, essa fase será de realização, sucesso e triunfo merecidos. Caso contrário, a sensação desse momento, será de frustração, conflito e muita ansiedade.
O humor e o estado de espírito também se encontram alterados. As reações emocionais se tornam muito mais intensas e podem se desequilibrar facilmente. Em compensação, a sensibilidade e o romantismo estarão no máximo de suas possibilidades. É o momento de encontrar um grande amor e equilíbrio para o futuro, afinal, o Sol e a Lua estão do mesmo tamanho visual no céu.
É também o momento favorável para: conseguir impressionar seus semelhantes; exercitar o magnetismo pessoal; sair e se divertir; acelerar o amadurecimento de frutas e legumes; colher ervas curativas; buscar prosperidade. 6 – Lua Disseminadora É a entre fase da Lua Cheia para a Lua Minguante. Sua energia direciona e dispersa os instintos primitivos para fortalecer o nosso poder.
É a hora da colheita, um momento propício para a avaliação e introspecção para a clareza dos resultados. 7 – Lua Quarto Minguante Sua vibração e energia são poderosas para neutralizar, limpar e cortar todo o mal e tudo que possa ser nocivo em nossas vidas. É o balanço das recompensas, das descobertas, reaprendendo para o novo plantio, trabalhando com o desapego e sentindo a energia do morrer para renascer. É a época certa para dividir com outras pessoas o sucesso que foi alcançado durante a Lua Cheia (frutos aqui compartilhados se multiplicarão). É também o momento favorável para: emagrecer e fazer dietas; feitiços de banimento e limpeza; desintoxicar-se com ervas; fazer reformas; cirurgias de pequeno porte; arrumar a casa; consertar roupas; cortar despesas; terminar relacionamentos; preparar conservas de frutas e legumes. 8 – Lua Balsâmica É a entre fase do Quarto Minguante para a Lua Nova. Sua energia é regeneradora libertando-nos de tudo o que é falso, dissolvendo os nossos apegos e as nossas limitações, encaminhando-nos para novos caminhos.
É a hora da renovação, da meditação, da purificação e da preparação para o novo ciclo. 9 Lua Negra Esta lua aparece todos os meses nas 3 primeiras noites da Lua Nova, quando ela é invisível no céu, dada a sua proximidade com o Sol. É um período para fazer feitiços de banimento ou neutralizador de feitiços a ti mandados.
É preferível ficar em casa e não sair à noite, pois há muitas forças negativas agindo na Terra nessas noites.Sua conexão com vários mundos é muito forte, portanto todo o cuidado é pouco na hora dos rituais. Usamos velas pretas para afastar energias negativas, brancas para os novos começos e vermelhas para a força realizadora. 10 – Lua Azul da Abundância É o nome dado à segunda Lua Cheia dentro do mesmo mês. Ela reforça a energia plena da Lua Cheia, trazendo muita força magnética e poder, dando maior intensidade a todos os rituais. É um momento de muita força e devemos usar elementos azuis para "puxar" a sua luz e a sua energia para nossa total evolução.
Sua energia é ótima para o preparo de águas lunarizadas e todos os trabalhos que pedem energização lunar, sem contar os feitiços amorosos. 11 – Lua Rosa dos Desejos São as Luas Cheias mais próximas dos Sabbats: 01/02 Lammas; 30/04 Samhain; 01/08 Imbolc; 31/10 Beltane (datas no hemisfério sul).Sua energia favorece a realização dos nossos sonhos. Diz a tradição que, se tivermos merecimento, o nosso pedido será realizado dentro de três Luas Cheias. 12 – Lua Violeta da Reflexão É o nome da segunda Lua Nova dentro do mesmo mês. Sua energia é purificadora e ajuda-nos a encontrar nossa verdadeira essência espiritual.
INFLUÊNCIA DA LUA NA UMBANDA INFLUÊNCIA DA LUA
No plano psíquico a Lua representa nosso inconsciente, nossas emoções. Cada uma destas fases influencia de forma sutil nossa sensibilidade, nossa disposição e portanto nossas atividades.
Lua Nova: É o momento de germinação, da busca de novos caminhos. Ficamos mais introspectivos e indecisos. Não é um bom momento para tomarmos decisões. É a época de deixarmos amadurecer nossos propósitos e ideais.
Lua Crescente: Nossas idéias e emoções tornam-se, pouco a pouco, mais claras. Ficamos mais objetivos. É o momento de colocarmos em prática o que planejamos. Tornamo-nos mais sociáveis.
Lua Cheia: Simboliza a plenitude. Ficamos mais receptivos. Nosso inconsciente aflora mais facilmente. Tudo que planejamos chega ao seu nível máximo de potencialidade.
Lua Minguante: Este é o período de avaliação daquilo que foi feito. É o momento de terminar tudo que foi iniciado nos ciclos anteriores. Ficamos extremamente sensíveis.
As fases da lua e os feitiços
Uma das dúvidas mais frequentes quando o assunto é feitiço,é em relação á lua certa para o feitiço á ser executado. Pois bem,a força da lua,pode ser associada ao tipo de feitiço que você pretende executar. Por exemplo, se for algo para separar um casal,ou provocar qualquer tipo de embaraço á vida de alguém, você deverá fazer isso numa lua minguante;se o feitiço for para prosperidade financeira,deverá ser executado numa lua crescente. Para feitiços amorosos, como amarrações,o ideal é a lua cheia. E finalmente, para trazer pessoas distantes,ou reatar relacionamentos rompidos,a lua perfeita é a nova.
Na Umbanda a lua é valorizada como um símbolo de força espiritual e energia feminina. Além de estar diretamente relacionada a Iemanjá, que também é conhecida por sua conexão com a lua, pois acredita-se que a lua exerça influência sobre as marés do oceano, que é seu domínio.
Energia Feminina e Ciclos Naturais
A lua é venerada como um símbolo do poder feminino na Umbanda, representando aspectos como a maternidade, a intuição e as emoções. Ela é considerada um reflexo dos ciclos naturais, assim como a própria vida. Os diferentes estágios da lua, como a lua cheia, a lua nova e os quarto-crescente e quarto-minguante, são vistos como momentos propícios para diferentes tipos de práticas espirituais e trabalhos mediúnicos.
Rituais e Trabalhos Espirituais
Na Umbanda, a energia lunar é utilizada estrategicamente em rituais e trabalhos espirituais. Durante certas fases da lua, como a lua cheia, é comum realizar práticas de limpeza espiritual, descarregos de energias negativas ou para estabelecer intenções e metas espirituais. As velas de cor prateada ou branca são frequentemente utilizadas para representar a luz da lua durante esses rituais, auxiliando na conexão com os planos espirituais. E em rituais firmados com a energia de Iemanjá pode-se usar também velas na cor azul.
Respeito às Tradições e Diversidade
É importante lembrar que a Umbanda é uma religião diversa, com diferentes linhagens e tradições. Cada terreiro pode ter suas próprias interpretações e práticas específicas em relação à lua e sua energia. É fundamental respeitar as crenças e orientações de cada casa religiosa, buscando sempre o conhecimento e a orientação dos guias espirituais e mentores dentro do contexto da Umbanda.
Axé