POVO DO ORIENTE

Falange dos Médicos do Astral



Na linha da Umbanda temos uma falange bem conhecida que é relacionada com a Linha do Oriente e normalmente colocada na sétima hierarquia da mesma: a Falange dos Médicos ou Curadores. Comandada pelo sábio José de Arimatéia (Yosef Ha-Aramataiym em hebraico), um discípulo oculto do Mestre Jesus, ela agrupa inúmeros terapeutas do corpo e da alma.

Tradições ocultas nos contam que José, um rico membro do tribunal rabínico de Jerusalém, depois de conseguir um lugar para Jesus ser sepultado, viajou para o Ocidente trazendo o Santo Graal.

Ele teria aportado nas costas britânicas com alguns discípulos, salvando o objeto mais precioso do Cristianismo. José de Arimatéia, ao chegar onde hoje é a Inglaterra no ano de 36 D.C., encontrou lá os poderosos sacerdotes druidas e fez uma especial troca de ensinamentos e segredos esotéricos.

Desde então, uma misteriosa escola nasceu e continuou pelos séculos. A Umbanda brasileira, legítima herdeira do esoterismo cristão, também trabalha espiritualmente com esta herança.

A Linha do Oriente, que contém a Falange de José e a Falange dos Europeus (veja o Jornal de Umbanda Sagrada, número 73) demonstra esta riqueza admirável.

A Falange dos Médicos do Astral é uma egrégora composta de centenas de trabalhadores espirituais. Na maioria das vezes, eles foram em suas últimas vidas, médicos, curandeiros, raizeiros, benzedores e rezadores. Este exército de caridade é classificado em sete agrupamentos ou Legiões (alguns as chamam de Povos).

I - Legião dos Doutores ou Médicos:

Composta por doutores da medicina ocidental convencional ou homeopatas : Dr. André Luiz, Dr. Rodolfo de Almeida, Dr. João Correia, Dr. José Gregório Hernandéz, Dr. Alberto Seabra, entre outros.

II - Legião dos Médicos Orientais:

Terapeutas orientais, especialistas em fitoterapia, acupuntura, massagem e nas principais disciplinas médicas tradicionais da Ásia: Ramatis, Mestre Agastyar, Babaji.

III - Legião dos Curandeiros:

Curandeiros e Xamãs nativos das Américas, África e Oceania : caboclos e pretos velhos, feiticeiros tradicionais, alguns exus - como o Exu Curador, Seu Maramael.

IV - Legião dos Rezadores:

Rezadores, benzedores e os praticantes da medicina religiosa ou espiritual. Aqui encontramos todo os que curavam pela imposição das mãos, fé e oração : Pai João Maria de Agostinho, Pai João de Camargo, Vó Nhá Chica, Mestre Philippe de Lyon, Abade Julio.

V - Legião dos Raizeiros :

Praticantes da medicina folclórica e mágica regional. São os mestres juremeiros brasileiros, os ervateiros ou chamarreiros das Américas e todos os especialistas na flora, fauna e minerais curativos: Dom Nicanor Ochoa, Mestre Inácio, Mestre Carlos de Oliveira, Mestre Rei Heron.

VI - Legião dos Cabalistas e Alquimistas:

Espíritos dos velhos cabalistas e alquimistas, conhecedores dos segredos das plantas e cristais : Pai Isaac da Fonseca (primeiro cabalista brasileiro), Nicolau Flamel, Paracelsus, Pai Jacó.

VII - Legião dos Santos Curadores:

Santos católicos celebrados como médicos, curandeiros ou especialistas na cura de alguma doença : Santa Luzia - olhos, Santa Ágata - seios, São Lazaro - doenças de pele, São Bento - envenenamentos.

Dia da Semana: Quinta-Feira (maior vibração)

Cores: Azul, Verde e Violeta (principais cores), mas as cores são de acordo com a necessidade.

Principais Componentes Utilizados: Água , Ervas , Pedras e Fitas.. são de acordo com a necessidade.

Pontos de Energias para tratamento: Chacras e os demais pontos de energia de acordo com a necessidade.

Portanto por muitas vezes já ouvimos falar na Linha do Oriente, em outras ocasiões já até acompanhamos e participamos de Giras dessa linha. 

Mas o que seria a Linha do Oriente?

Quais as Entidades trabalhadoras dessa Linha?

Quais os povos que trazem essa tradição junto a Umbanda?

Qual é a finalidade desses trabalhos?

Vamos tentar sanar um pouco dessas dúvidas que temos em relação a essa força espiritual, e buscar entender um pouco a importância dessa Linha dentro da Religião de Umbanda.

Em diversas casas de Umbanda tem uma Gira específica para o povo dessa Linha, e na maioria nas quais eu acompanhei, eram chamados de "Gira de Saúde".

As Giras eram bem silenciosas, iniciadas com uma oração feitas por um orador escolhido pelo responsável pelos trabalhos (na Umbanda esse responsável seria um Pai ou uma Mãe de Terreiro).

Diferentemente de outras Giras de Umbanda, não era tocado os Atabaques, e uma maioria dos Médiuns deveriam ficar em oração silenciosa, para a manifestação da Entidade que seria responsável pelos trabalhos de cura do corpo físico dos filhos que necessitavam e vinham em busca de ajuda.

Atuando com a arte da cura, as entidades da Linha do Oriente buscam fazer o encarnado compreender bem as causas de suas enfermidades e a necessidade de mudança nessas causas, bem como a necessidade de seguirem à risca os tratamentos indicados. São entidades que vêm com a missão de humanizar corações endurecidos e fecundar a fé, os valores espirituais, morais e éticos no mental humano.

Essa Linha se divide em 7 falanges e composta em sua maioria por entidades de origem oriental. Nela podemos encontrar as falanges dos hindus, árabes, japoneses, chineses, mongóis, egípcios romanos, entre outras dessa categoria. 

Essas Falanges são compostas de espíritos que tiveram encarnação nesses povos e que através do ensino das ciências ocultas, praticam a caridade pregada na Umbanda...

Podemos observar nessas Entidades que representam essa linha uma característica bem comum entre elas, são Entidades discretas, que falam pouco, se utilizam de um linguajar perfeito, não apreciam dar consultas, e se precisam passar algum ensinamento ao consulente, o fazem através de frases curtas e cheias de significados. 

A Linha do Oriente é regida por Oxalá, e por Pai Xangô, fogo e calor divino, sendo que as entidades dessa Linha atuam nas irradiações  dos diversos orixás, conforme as demais falanges da Umbanda. 

É chefiada por São João Batista, que tem o comando dos povos do oriente, onde se manifestam espíritos de profetas, apóstolos, iniciados, cabalistas, anacoretas, ascetas, pastores, santos, instrutores e peregrinos.

A Linha do Oriente é constituída pelas seguintes legiões:

1. Legião dos Hindus - Chefiada por Zartú.

2. Legião de Médicos e Cientistas - Chefiada por José de Arimatéia. 

3. Legião de Árabes e Marroquinos - Chefiada por Jimbaruê.

4. Legião de Japoneses, Chineses - Chefiada por Ori do Oriente.

5. Legião dos Egipcianos, Astecas, Mongóis e Esquimós, Incas e outras raças antigas - Chefiadas por Inhoarairi, Imperador Inca antes de Cristo.

6. Legião dos Índios Caraíbas - Chefiadas por Itaraiaci.

7. Legião dos Gauleses, Romanos e outras raças européias - Chefiada por Marcus I - Imperador Romano.

Dentro da Umbanda essas Giras que elevam o Povo do Oriente por muitas vezes não são muito frequentadas, pela cultura de implantação dentre as Entidades da Religião serem maciçamente voltadas aos Índios (Caboclos), Negros escravizados (Pretos Velhos ou Homens e Mulheres que lutaram pelo bem estar de um grupo, que ora excluídos pelo poder capitalista e racial de uma região (Exús, Pombo Giras e Baianos), mas mesmo assim essa Linha está na Umbanda, atuando divinamente para auxiliar a quem necessita. 

A saudação para a Linha do Oriente é "Salve o Povo do Oriente!".

Alguns usam a saudação Kaô! (João Batista, ou dando o nome do Orixá, Xangô) e também "Salve o Povo da Cura!".

Mas independente da saudação dada, o que nos vale é a fé que estamos dispostos a demonstrar, não somente a essa Linha, mas em todas as outras que buscamos em um Terreiro de Umbanda.

Salve o Povo do Oriente! Salve nossa Umbanda Sagrada!


© 2018 Casa de Santo Filhos do Axé / Unida por uma Umbanda de fé 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis!