ORIXÁ DE CABEÇA

Magnetização e Origem



Hoje todos irão ouvir um pouco sobre os mistérios dos terreiros de Umbanda e Candomblé que estão diretamente ligados aos cultos dos Orixás.

Quando vocês ainda eram apenas uma centelha do Criador (uma mônada), foram atraídos por um Orixá que ficou responsável por moldar a forma do vosso períspirito, magnetizando lhes com as suas virtudes.

A conexão de cada um de vocês com este Orixá que lhes magnetizou em sua Origem, será eterna, e irá perdurar por todas as encarnações que tiverem.

Esse Orixá é como se fosse o vosso Pai/Mãe que lhes gerou espiritualmente.

As energias trabalhadas em todos vocês, provêm da força desses seres que os guiarão e irão reger a vossas vidas.

Saibam, que maioria das pessoas que chegam à um terreiro de Umbanda, logo querem saber quem é o seu Orixá de cabeça. Isso é muito comum, muitos acham que essa resposta vai resolver todas as questões da sua vida. Só que se pararem para pensar nas outras pessoas que seguem outras religiões, elas não creem na Umbanda e, por isso, não creem, por desconhecimento, nos Orixás, mas os Orixás estão presentes na vida de todos, sejam ou não umbandistas, eles lhes protegem, lhes ajudam na vossa caminhada.

Então, o mais importante não é saberem quem é o seu pai/mãe de cabeça, mas sim, amarem aos outros como a si mesmos, sem preconceitos, sem prepotência, sem julgamentos.

Quando fazem isso, estão demonstrando que tem amor e respeito pelos vossos Orixás, e pelos Orixás de cabeça, mesmo que os desconheçam ainda.

Ninguém está nesse mundo à passeio, estão aqui para aprenderem a serem mais tolerantes e pacientes consigo e com os outros, isto é o ensinamento principal dessa vida e é muito triste quando, no curso de vossa caminhada, pela vossa intolerância ou falsidade, causam a separação de pessoas amigas, pois magoar um coração que outrora lhes fora estendido lhes causará muitos danos e atrasos à vossa própria evolução.

Quando lhes digo em estrutura da coroa mediúnica, primeiro discorro sobre a glândula pineal.

A glândula pineal, em muitas filosofias e religiões, é considerada o centro de vosso relacionamento com as outras dimensões.

Há mais de dois mil anos sei que a glândula pineal (ou epífise) é a sede da alma.

Os gnósticos dizem que na glândula pineal está no átomo do Espírito Santo. Os Orientais afirmam que na glândula pineal se acha o lótus de mil pétalas. Para os praticantes da ioga, a pineal é o ajna chacra, ou o "terceiro olho", que leva ao autoconhecimento. O filósofo e matemático francês René Descartes, em Carta a Mersenne, de 1640, afirmou que "existe no cérebro uma glândula que seria o local onde a alma se fixaria mais intensamente".

Em encontros pretéritos, já lhes disse, sobre os chacras, glândula pineal, perispírito, Orixás, Centelha Divina, terceira visão, entre outros. Portanto espero que se lembrem de cada um de seus conteúdos, pois, eles lhes serão de suma importância na compreensão da leitura de hoje.

A glândula pineal, está localizada no meio do vosso cérebro, na altura dos olhos, é uma estrutura cinza-avermelhada do tamanho aproximado de uma ervilha (8 mm em humanos), tem a forma de um grão e é o centro orgânico da vossa mediunidade.

No entorno da glândula pineal há cristais de apatitas e vocês médiuns já vem com o seu períspirito preparado para que, ao vibrarem esses cristais, eles produzam ondas eletromagnéticas que permitam a comunicação com a espiritualidade, através do exercício da mediunidade.

"A apatita pertence à família dos fosfatos e, além de ser encontrada na natureza, vosso organismo produz apatita biológica. Ela está presente em forma de pequenos cristais em vossa glândula pineal".

No livro "Missionários da Luz", André Luiz observa que no médium, em serviço mediúnico, essa glândula transforma-se em "núcleo radiante", e em derredor, seus raios formam um "lótus de pétalas sublimes".

Assim, quando se tem a missão de serem médiuns, vocês carregam certa estrutura psíquica e espiritual diferenciada e preparada para o contato com o mundo astral.

Além desta particularidade no tocante aos cristais de apatita, ainda contam com uma carga maior de fluído nervoso (ectoplasma) para facilitar as manifestações.

*Ectoplasma (do grego ektos,"externo", e plasma, "algo moldado ou formado") é o termo usado no espiritualismo para definir uma alegada energia espiritual "externizada" pelos médiuns.

Isso não lhes transforma em pessoas melhores, apenas mais adaptadas para o trabalho que será realizado, mas note-se que isso é como uma ferramenta, o seu bom uso dependerá do usuário e não da ferramenta.

A vossa cabeça (física) é a contraparte do Ori. O Ori é extrafísico, não está no mundo material/físico, está no perispírito.

*Orí, que significa cabeça, lugar que abriga os Orisás, estes que são as entidades sagradas cultuadas pelo povo de santo.

*Perispírito é o envoltório semimaterial, também chamado corpo fluídico ou etéreo.

Exatamente onde se encontra a glândula pineal é onde está realmente situado o vosso Ori (na contraparte etéreo-astral da glândula pineal), entendendo-se que Ori é um campo de força que lhes acompanha nas reencarnações.

No núcleo do Ori há o Ipori.

*Ìpòri na cosmologia Yorubá, é um dos elementos da alma, simboliza a energia ancestral ligada à nossa cabeça (Orí), ao nosso ancestral (Eledá) e nosso destino (Odu). É um conceito que une os homens em uma cadeia global, relaciona-se com a placenta e à origem da vida.

Esse Ipori é o que denominam de Orixá Ancestral (ou Ancestre) e ele vibra em vosso Ipori (que fica no centro do Ori).

O Ipori é eterno e imortal, outros corpos podem se deformar, como o perispírito pode se deformar em processo de ovoidização, mas o Ipori é indestrutível, lhes acompanhará sempre.

A partir do momento em que vão realmente vivenciando as virtudes desse Orixá, vão se aproximando dele até que consigam evoluir suficientemente para não mais reencarnarem.

Na verdade, há dois Orixás Ancestrais há uma quadratura: pai e mãe ancestral / pai e mãe de cabeça. Quando digo em Orixá Ancestral, estou expressando o Orixá Ancestral dominante que vibra no centro da coroa (e o Orixá Ancestral recessivo vibra no chacra básico).

*Chakra básico ou mulãdhãra: Localizado na base da coluna, sua cor é o vermelho. Este chakra é fundamental para vossa sensação de segurança e sobrevivência. Ele afeta vossa energia, vitalidade, e estabilidade física. Desequilíbrios podem causar insegurança e materialismo.

Quando o vosso espírito aceita reencarnar na terra, dois Orixás são designados para plasmar a forma como ele se apresentará na presente encarnação, sempre de acordo com as virtudes/qualidades que terão que aprender, em consonância ao vosso plano e missão de vida. Esses Orixás que lhes acompanharão durante toda a encarnação na Terra são o Orixá de frente e o Adjunto (ou juntó/ajuntó) pai/mãe de cabeça.

Esses Orixás vão ficar o tempo todo vibrando as vossas qualidades em vocês para que possam desenvolver essas qualidades.

Vou lhes dar um exemplo.

Se uma pessoa tem que vir à Terra para se aprofundar nos mistérios do amor incondicional (desapegando-se de ciúmes/egoísmo/julgamento), Oxum será a sua Orixá de cabeça e assim por diante.

O Orixá de frente vai apontando o caminho correto para que vocês consigam cumprir a vossa missão na terra.

O Adjunto é como um Orixá auxiliar que vai zelar pelo equilíbrio de vocês.

*Adjunto ou Junto é aquele que forma par com o Orixá de Frente, apassivando ou estimulando o ser, sempre visando ao seu equilíbrio íntimo e crescimento interno permanente. Quando exageram a energia do Orixá de frente, é este que vem para equilibrar.

Exemplo: O Orixá de frente lhes diz: filhos, sigam esse caminho aí vocês vão... vão...e passam do lugar, aí vem o adjunto e lhes diz: filhos, voltem que vocês passaram do caminho.

Entendam que não acontece de vocês serem filhos de dois Orixás do mesmo sexo, pois não forma o par. Se um sacerdote desinformado lhes disser que são filhos de Ogum e Xangô, isso estará errado. O que pode acontecer, nesses casos, é de vocês serem filhos de Ogum e o seu Ogum pessoal estar na vibração de Xangô, a atribuição principal é do Orixá de frente e do campo de atuação que esse Orixá de frente está trabalhando na vida da pessoa.

A cada nova encarnação, há troca de regência de encarnação. E nessa troca, os seres vão evoluindo e desenvolvendo faculdades relativas a todos os Orixás.

Na ancestralidade, todo ser masculino é filho de um Orixá masculino e todo ser feminino é filha de um Orixá feminino.

Existem sete naturezas masculinas e sete naturezas femininas tão marcantes que é impossível ao bom observador não as ver nas pessoas.

Vocês podem identificar a ancestralidade de alguém observando o olhar, as feições, os traços, os gestos, a postura etc., pois estes sinais são oriundos da natureza íntima do ser apassivada pela regência de encarnação, mas não anulada por ela.

Pode-se identificar o Orixá Adjunto nos gestos e nas iniciativas das pessoas, já que é por intermédio do emocional que ele atua.

Orixá Ancestral é aquele que magnetizou o ser assim que este foi gerado e o distinguiu com sua qualidade original e natureza íntima, imutável e eterna.

Vocês poderão reencarnar mil vezes e sob as mais diversas irradiações, e nunca mudarão vossa natureza íntima.

Como já dito mais acima, o Orixá de frente também conhecido como Orixá de Cabeça é aquele que rege a atual encarnação de cada ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que lhes dará a energia necessária para as dificuldades que irão passar em vossa vida atual.

Todo homem é filho de todos os Orixás. Todas as energias Divinas guardam e regem vocês a todo tempo. Portanto quando vocês encontram o seu Orixá de Frente, adjunto e Ancestral, sabe-se quais desses seres estão presentes em suas características, mas em nenhum momento significa que somente eles merecem respeito ou somente eles guiarão vossas vidas.

Alguns de vocês às vezes se confundem na definição de vosso Orixá de Frente, isso porque pode haver uma intercessão de algum Orixá em vossas vidas em um momento específico, onde ele surge à sua frente para defendê-lo e guiá-lo melhor naquela ocasião, por isso algumas vezes há controvérsias quando definem o Pai de Cabeça de alguém, assim se torna importante a prática e conhecimento da religião para vocês mesmos sentirem qual a energia que realmente lhes regem.

Tanto na Umbanda quanto no Candomblé, não é uma prática muito comum se identificar o Orixá Ancestral, lembrando que para a identificação de qualquer um exige-se um processo bem delicado, que é necessário a participação de pessoas que realmente são conhecedoras da religião e de suas práticas, como o próprio reconhecimento de quem vai a busca desse conhecimento.

O Orixá Ancestral está presente em todas as vidas de uma pessoa, sendo ele o dominante por nunca se alterar, já o Orixá de Frente (conhecido também como o Orixá de Cabeça) e o Orixá Adjunto (Juntó) são designados na atual vida do indivíduo.

De acordo com a essência de cada um, identificam-se os filhos dos Orixás. Essa primeira denominação pertence ao Orixá de Frente, ou Pai de Cabeça e ele atua no chakra frontal e são muitas vezes considerados como os principais, mas deve-se lembrar que não são eles os de única importância.

O Orixá de Frente é responsável por sua regência nesta encarnação e ele é o que atua de forma racional, determinando as principais características de raciocínio e expressões físicas, assim como a forma que os outros lhes veem.

O Orixá de Cabeça forma um casal com o Oriá Adjunto e por isso sempre se mostram com uma figura feminina e masculina ou vice-versa.

O Orixá Juntó vibra no chakra posterior ao frontal, e ele é o responsável pela determinação das emoções.

Então, quando há um desiquilíbrio e uma perda da forma lógica de raciocínio, o Orixá Adjunto aparece para te dar energias pelo lado emocional e para te reerguer.

O chacra coronário se localiza no topo da cabeça e desempenha além de uma enormidade de funções psíquicas e orgânicas o papel fundamental dele é ligar o ser ao seu divino. O Orixá é emanação do poder divino e sua atuação ocorre de forma mais direta no chacra coronário. Daí surge a expressão "orixá de cabeça", que significa "aquele que rege a coroa do espírito, direcionando, sustentando e influenciando aquele ser em sua caminhada".

Cada espírito, em sua essência, em sua coroa, carrega uma vibração que se relaciona mais intimamente com três orixás, nomeados por orixá de frente, orixá adjunto e orixá ancestral.

Fiquem sabendo que a vossa coroa mediúnica é formada pelo vosso Eledá (Orixá de frente+Adjunto), pelos Guias e Falangeiros e pelo vosso Exu Guardião, que é o grande comunicador, o mediador entre o mundo espiritual e o vosso planeta.

Os Guias/Falangeiros e o Exu Guardião da pessoa já assumem esse compromisso antes do médium reencarnar, sendo que se apresentam a ele durante a vivência no Terreiro (não se aprende sobre os vossos Guias e Falangeiros através dos búzios, mas somente durante a vivência em um Terreiro).

Eles já são preparados antes da pessoa encarnar, já lhes são predeterminados antes do vosso nascimento, pois toda a estrutura da vossa coroa mediúnica já vem predeterminada pela espiritualidade.

Nem sempre o Guia de frente ou o Exu guardião se mostram, pois podem preferir deixar isto para o Guia e o Exu de trabalho.

Diante das minhas explicações acima, há duas afirmações que precisam ficar bem claras a todos vocês.

"Não existe briga de Guias Espirituais, nem briga de Orixás pela Coroa do médium, pois ambos já lhes vem predeterminados antes do vosso nascimento. Além do mais, o plano da espiritualidade é de ordem e respeito, não há guerra ou qualquer tipo de baixa vibração.

Brigas, guerras e sentimentos mesquinhos são próprios de vocês humanos, pois ainda estão nos primeiros degraus da evolução moral e espiritual.

Quando alguém lhes diz que há Guias Espirituais brigando, na verdade, o que deve estar acontecendo é do médium estar com as suas energias descompensadas, dando margem para que um egum ou quiumbas, interfiram na sua mediunidade, o que lhe é extremamente perigoso.

Em relação aos Orixás, é preciso entenderem que todos os Orixás vibram em vossos chacras, todos atuam em vossa vida para lhes ajudar.

O que pode acontecer, e é comum em alguns períodos de vossa vida, é a pessoa estar precisando muito interiorizar uma qualidade que não é de seu pai/mãe de cabeça, então, outro Orixá aparece à sua frente temporariamente. Ex. Você precisa estudar mais, então Oxóssi assume a vossa frente para lhe ajudar (por isso não podem ficar presos apenas aos pais/mães espirituais, vocês têm que fazer as vossas obrigações a todos os Orixás, pois todos vibram por vocês).

Jamais haverá briga de Orixás, todos são evoluídos, todos lhes desejam o bem e lhes ajudam.

Outro ponto que requer atenção é o fato de que da mesma forma como, ao encarnarem, lhes são designados os vossos Guias Espirituais, também foi assim em relação aos vossos antepassados. Dessa forma, um filho, uma mãe, uma avó, cada um tem os seus próprios Guias Espirituais que lhes são predeterminados antes da sua encarnação na Terra.

Em vista disso, não existe o que alguns mencionam como herança familiar espiritual. Ninguém assume entidades de seus antepassados, nem em casos de um familiar ancestral vosso não ter desenvolvido a mediunidade, pois não existe débito espiritual que passe para gerações.

Ex.: vossa mãe era médium, mas não seguiu a missão direito e hoje eu carrego os Guias dela. Saibam que isso não existe, cada pessoa tem os seus próprios Orixás e Falangeiros que a acompanham durante a encarnação.

São eles que se ligam a vocês desde o vosso nascimento, como já dito mais acima, o compromisso de cada pessoa é somente com os seus Orixás e Falangeiros.

Pois bem. Tendo sido explicado as noções básicas sobre a estrutura da vossa coroa mediúnica, ainda é bom salientar que a Umbanda determina que cada pessoa preserve o seu Ori, pois é onde toda a vossa energia é liberada e onde também recebem as energias sutis dos Orixás. Assim é a entrada do Axé, do campo de força dos Orixás e, por isso, não devem permitir que qualquer pessoa ou alguém o toque.

Somente a/o sacerdote de umbanda do médium (a sua mãe ou pai de santo) é que podem tocar em vossa cabeça (porque a eles os seus Orixás permitem), outras pessoas não podem, mesmo que sejam pais de santo ou médiuns. Contudo, se em caso de necessidade extrema para ajudar alguém for preciso tocar na cabeça, antes deve-se pedir licença ao Orixá da pessoa.

Esse preceito é imposto devido ao fato de que todos emanam energias por vossas mãos ou através de objetos que empunham. E cada um possui as suas intenções íntimas que não revela aos outros e, dependendo do estado de espírito da pessoa, se ela ficar tocando a vossa cabeça (Ori/topo) há o grande risco de causar choque de energias, o que lhes desestabilizaria emocional, espiritual e até fisicamente.

Eu Tranca Rua lhes preconizo:

"Os Guias, quando veem que o mental ou a cabeça de uma pessoa precisa ser descarregada das energias negativas que acumulou nos seus campos vibratórios, seja médium da casa ou um consulente, antes pedimos licença ao Orixá dessa pessoa para tocar na vossa cabeça e, aí sim começamos a trabalhar em seu benefício, porque houve autorização do Orixá que a rege e que está sempre atento aos que tocam sem permissão na cabeça dos seus filhos.

Em uma visão geral, vocês têm as seguintes regências de orixás:

Orixá de Frente

O Orixá de Frente, também conhecido como Orixá de Cabeça, é aquele que rege a sua atual encarnação e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que lhes dá a energia necessária para as dificuldades que irão passar nesta vida atual.

Orixá Adjunto ou Juntó

É aquele que forma par com o Orixá de Frente, apassivando ou estimulando o ser, sempre visando ao seu equilíbrio íntimo e crescimento interno permanente. Quando exageram a energia do Orixá de Frente, é este que vem para equilibrar.

Orixá Ancestral

O Orixá Ancestral, como o nome sugere, está ligado à vossa ancestralidade. Trata-se do Orixá com o qual vossa alma teve contato pela primeira vez e sua energia ficará ligada ao espírito na sua matriz.

É na cabeça, no Ori, que está a sede do vosso poder.

Conhecer a essência das Divindades é poder se compreender melhor.

Portanto é muito importante e necessário ao segurarem uma vela, oferecerem para o Orixá e trazerem essa energia para o alto da vossa coroa, sentirem essa energia, essa vibração.

Rezarem para o Orixá, firmarem essa vela e sentirem que essa energia está firmada, está colocada, está vibrando ali, chama-se "firmar força".

Não adianta quererem colocar uma vela para um Orixá, firmar uma vela para algo que vocês não estão sentindo.

O que adianta dizer ser filhos de Xangô se vocês não sentem a energia de Xangô, se vocês não sentem a presença de Xangô?

É importante sentir, criar uma relação de intimidade, de proximidade com o Orixá, do contrário, a revelação será vazia, inócua na vossa vida e na vossa jornada espiritual.

Carga, todo mundo sente, demanda, todo mundo sente, todos sentem que estão com uma praga, com mal olhado, com quebranto, com inveja, todo mundo sente que tem uma demanda mental, tem alguém que não gosta muito de você, não para de pensar em você.

Agora, sentir a presença dos Orixás na vossa vida é que precisa um pouquinho mais de refinamento, de você afinar, perceber, precisa de estudo, é preciso sentir a presença do Orixá. É preciso quietude, discernimento, concentração e sinceridade de coração para que se estabeleça esse encontro entre você e seu Orixá regente.

Cada Orixá tem um amor gigantesco, enorme, monstruoso para com vocês, e eles, assim como energia Cósmica de Deus, lhes dão as suas qualidades para aprenderem algo com elas, para realizarem algo com elas, para serem algo com elas.

Todo Orixá trabalha com aspectos de Deus, da energia divina, que é, por exemplo, a Fé (Oxalá), o conhecimento (Oxóssi), o amor (Oxum) e assim por diante.

Os Orixás irradiam a energia divina.

Muitas vezes os divinos Orixás escolhem as pessoas para realizarem um trabalho em prol dos outros, trabalhando na irradiação deles, ajudando construtivamente no mundo.

Quando mandam energia de amor para um Orixá, ele lhes devolve essa energia lhes amando também.

É importante aprenderem o valor do todos os Orixás.

Se vocês incorporam a força de um Orixá, consequentemente a força de Deus está presente, é ela que irradia a energia que os Orixás emanam.

Os Orixás vivem dentro de Deus irradiando suas energias, eles são fontes da força viva do Divino Criador de Tudo.

Vocês em vossa essência têm tudo dentro de vós, mas os Orixás que lhes qualificam, lhes destacam com a parte da energia que eles emanam, fazendo sobressair muito mais essas energias em vossa personalidade.

A fé traz o milagre, faz as pessoas se libertarem de vícios, realizar sonhos, vontades, conquistas, liberta de sofrimentos, incômodos etc.

É preciso que se eduquem de uma forma que possam sempre usar o dom da fé para esses fins.

Os orixás são seres, entidades de luz, que sempre lhes rodearão, pois fazem parte da vossa existência, tanto a humana, quanto a espiritual.

Todos vocês, sem distinção de gênero, etnia ou classe social, são filhos de orixás.

Quando se "soltam" do todo Cósmico que é "Deus", essa partícula diminuta fornece matéria primordial para a formação de vosso Ori.

Saibam que se vocês desejam descobrir seu Orixá de cabeça, ou Orixá protetor, terão primeiro que compreender esses princípios para não serem enganados.

Lembrem-se disso:

"Não existe no mundo ninguém capaz de descobrir mais sobre vossa vida e vossa essência do que vocês mesmos"

Axé


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