ORIXÁS ANCESTRAIS

Origem do ser



Uma dúvida, e a que mais incomoda os umbandistas é sobre seu orixá. Nós sabemos que orixá ancestral não é o mesmo que orixá de frente ou ajunto. O orixá ancestral está ligado à nossa ancestralidade e é aquele que nos recepcionou assim que, gerados por Deus, fomos atraídos pelo seu magnetismo divino.

Todos somos gerados por Deus e somos fatorados por uma de suas divindades, que nos magnetiza em sua onda fatoradora e nos distingue com sua qualidade divina. 

Origem do ser

Para que se entenda sobre Orixás Ancestrais, de Frente (ou de Cabeça) e Adjunto e suas distinções, vou retornar ao início da vida de um ser, ou seja, em sua primeira concepção. Quando digo sobre primeira concepção me refiro a um ser que ainda não encarnou nesse plano, que acaba de ser gerado por Deus e sua energia divina e que portanto é ainda uma estrela fatoral.

Sim, nós em nossa primeira "vinda" ao mundo somos um pequeno fragmento de vida e temos o formato da estrela fatoral do nosso Orixá. 

Ori e Orixá Ancestral são coisas distintas. Podemos inferir que Ori é a nossa Mônada, Centelha Divina, o Núcleo Energético Intrínseco do espírito. Na mitologia iorubana, Ori foi criado por uma divindade tão velha quanto o tempo, Babá Ijalá.

Quando nos "soltamos" do Todo Cósmico que é Deus, essa partícula diminuta forneceu matéria primordial para a formação de nosso Ori.

Orixá Ancestral é a vibração divina primeira que o nosso Ori teve contato quando "desceu" para a dimensão das formas, assim seguindo o seu descendo vibratório até chegar no Plano Astral. O Orixá Ancestral é sempre o mesmo; é aquele que nos acompanha desde então e nunca muda, por mais que reencarnemos em missões diferentes. 


ANCESTRES

Os Orixás Ancestrais ou Ancestres são aqueles que atraíram o ser no momento em que ele foi concebido pelo Divino Criador através de sua onda magnetizadora quando este ainda era uma "centelha divina".

Quando um ser é atraído por uma dessas divindades (que nos recepcionam após essa primeira concepção) ele agrega em si a qualidade a qual esse Orixá rege e isso irá perdurar por entre todas as suas reencarnações.

Dito isso, entendemos que as características do seu orixá ancestre vão ser sua natureza íntima, o seu modo de agir e sentir circunstâncias diversas que não irá mudar. A forma como você se relaciona com você mesmo, seu furor ou sua doçura interna que só quem é do seu convívio íntimo e que está disposto a perceber tem a capacidade de identificar.

O orixá ancestre traz para o ser aquela característica que se manifesta quando ele está em plenitude com o seu "eu" e é portanto a sua essência.

Podemos entender que quando a banda Capital Inicial cantou "o que você faz quando ninguém te vê fazendo ou o que você queria fazer se ninguém pudesse te ver" se referiam a essas características, que toda pessoa tem mas por vezes está encoberta e precisam ser "decifradas".

O orixá ancestre é o mais difícil de ser revelado e como todos os outros sua descoberta é um mérito e precisa ser concebida como tal e não apenas a título de curiosidade.

DE FRENTE OU CABEÇA

Quanto aos Orixás de Frente ou Cabeça estes irão influenciar as características físicas e psíquicas da pessoa. No entanto esses Orixás só irão guiar, fatorar e orientar a pessoa durante o encarne que ela vive no momento.

Quando o ciclo se renovar e o espírito reencarnar de novo a única característica imutável irá ser a do seu Orixá Ancestral que - como dito - esta consigo desde sua primeira concepção do útero gerador divino.

As influências desse orixá serão as características que o mundo irá notar podemos dizer que é o arquétipo social que você constrói.

Por exemplo, quando você conhece alguém você tem uma "primeira impressão" e se a sua relação com ela parar por ai, você sempre se lembrará dela com a imagem que teve nesse primeiro contato. Então nesse momento você percebeu as influências do orixá de frente desta pessoa, que são evidenciadas até mesmo em seu aporte físico.

ADJUNTO

Orixá Adjunto que assim como os outros exerce forte influência nas ações e personalidade da pessoa. Esse orixá irá ser o auxiliador do Orixá de Frente e ajudará a manter o equilíbrio entre os pólos positivos e negativos da divindade que rege a reencarnação desta pessoa.

O papel do Adjunto é realmente a de promover o auxílio a pessoa nos pontos em que ela precisa melhorar para evoluir, equilibrando as ondas de fatoramento que emanam do Orixá de cabeça com as que emanam do orixá ancestre.

O Orixá adjunto faz o equilíbrio entre a natureza e o orixá que está de frente, porque o orixá que está de frente não é a sua natureza é a tua missão de vida, isso é muito forte. Conhecer o seu orixá de frente é um autoconhecimento, conhecer o seu ancestre é um conhecimento mais profundo, não é comum fazer leitura de ancestre.

Pensando dessa forma por entre suas reencarnações e evolução o espírito pode passar por todos os Orixás, adquirindo e acumulando características relativas à estes.

E é por isso que não é difícil encontrar pessoas que possuem traços presentes em todos os Orixás ou que nem sempre expõe a característica do seu orixá e "emprestam" qualidades dos outros, porém como já dito algumas particularidades sempre vão acompanhar esse espírito em suas reencarnações e essas são as pertencentes ao Orixá Ancestral.

Há também a possibilidade da pessoa estar sob a influência de determinado orixá naquele instante da sua vida, porque é disso que ela está precisando naquele momento - em razão de conflitos pessoais e etc.

Sendo assim, a leitura do seu orixá poderá revelar essa regência que está fluindo com maior intensidade nessa fase e isso explica - em partes - o motivo de algumas pessoas consultarem os guias perguntando sobre sua filiação e a resposta ser diferente em cada uma das oportunidades.

Por isso, também, é que muitos encontram em si qualidades de vários orixás. A cada encarnação há a troca de regência da encarnação. E, nessa troca, os seres vão evoluindo e desenvolvendo faculdades relativas a todos os orixás.

Afinal, se somos "humanos", absorvemos energias e irradiações, magnetismo e vibrações de todos eles. Certo? 

Salve todos os Orixás!


© 2018 Casa de Santo Filhos do Axé / Unida por uma Umbanda de fé 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis!