PEDRAS DOS ORIXÁS
Elementos da Natureza
As pedras e Cristais são alguns dos elementos da natureza que podemos utilizar para atrair determinadas energias, ou vibrações específicas de cada Orixá. Sabemos da importância dos elementos da natureza para trazer a energia de um Orixá até nós. Cultuar um Orixá é estar em contato com a própria natureza e reverenciá-la.
Existem vários tipos de cristais e pedras preciosas, sendo que cada um tem sua energia particular, dominando sua área de energia e de cura com energias mais específicas. Sua vibração possui freqüência magnética e também um eixo energético, capaz de atrair, canalizar energias e concentrá-las. Um cristal é capaz de atuar em várias dimensões de existência, com cada um de nossos amados Orixás.
Os Cristais são pequenos presentes que recebemos da Mãe Natureza, que nos ensinam, nos acolhem e nos direcionam, como se pudéssemos trazer para junto de nós um canal da energia de Ogum, outro da energia de Iansã, e assim por diante, através de uma pedra.
Na Umbanda, as entidades que dominam este conhecimento, podem trazer uma infinidade de informações, tanto no aspecto da cura, como na atuação mágica destes elementos tão vitais. Um Cristal é capaz de canalizar, conter, expandir a Luz Espiritual. Suas aplicações são infinitas.
Quando compramos um cristal temos que lembrar que ele já carrega uma energia em função da sua história de vida. Eles são expostos ao sol, a chuva, ao dia, a noite, ao vento e demais forças da natureza. Se ele é lapidado por uma mão humana, se é arrancado da parede, achado no chão, comprado em uma loja, enfim, a Umbanda trabalha com energia e entender um pouco disso lhe ajudará a sentir a intuição de como tratar e fazer a manutenção do seu objeto.
Por isso aconselho fazer sempre uma primeira energização no seu cristal para poder usar o máximo que ele tem a lhe oferecer.
1) Deixe-os 24h em um recipiente com água cristalina + sal grosso (o sal remove o bom e o mau, primeiro vamos limpar seu elemento de qualquer energia indesejável).
2) Jogue a água fora e lave-os bem em água corrente. Deixe eles 24h exposto ao tempo (a céu aberto) iniciando pela noite onde ele pegará a energia do sereno, posteriormente do sol e do dia.
3) Recolha do sereno, estenda suas mãos e faça uma oração.
4) Firme uma vela da linha que será consagrada a pedra. (se tiver mais do que uma, firma-se uma para cada, de acordo com seu respectivo dono).
5) Suas pedras estão prontas para uso. Você deve evitar que outras pessoas fiquem pegando nelas, pois desta forma outras energias podem se misturar. As pedras são de uso pessoal, salvo pedras que os guias usam em seus atendimentos e determinam como fazer sua manutenção.
ATENÇÃO: Depois de algum tempo de uso ou se esteve em algum lugar ou com uma pessoa de muita negatividade, energia pesada, você precisará reenergizar suas pedras. Há duas maneiras diferentes para isso:
Coloque o cristal ou as pedras dentro de um recipiente de vidro (de preferência branco ou transparente), contendo água com sal grosso. Deixe por no mínimo três horas, ou pelo tempo que sua intuição determinar. Ao retirar, lave o cristal ou as pedras em água corrente.
Outra forma de limpar seu cristal ou as suas pedras de impurezas energéticas é levá-lo a uma cachoeira, a um rio agitado e não poluído ou ao mar. Nesses casos, tome bastante cuidado porque os cristais ou pedras podem querer voltar a seu meio e escapar de suas mãos.
Acenda o incenso de sua preferência e sopre bastante sobre o seu cristal ou suas pedras, defumando todas as suas faces e todas as suas áreas, pelo tempo que achar necessário.
Uma vez energizado, banhos de sol, chuva e lua servem para reenergizá-las e potencializa-las.
Deixe seu cristal ou suas pedras sob a chuva forte. É um ótimo método de limpeza.
MÉTODOS DE ENERGIZAÇÃO
Sol
Deixe seu cristal ou suas pedras, após terem, sido lavadas e limpos, diretamente na luz do sol, de preferência na parte da manhã, até o meio-dia.
Lua
Se quiser energizar seu cristal ou suas pedras, com a energia mais feminina, mais intuitiva, coloque-os diretamente exposto à luz do luar (lua crescente ou cheia de preferência).
Sol/Lua
Coloque seu cristal ou suas pedras expostos à luz do luar, durante toda à noite, e depois, ao Sol até o meio-dia. É um tipo de energização bastante forte.
Tempestade
Outra forma poderosa de energizar seu cristal ou suas pedras é esperar a formação de uma tempestade, com bastante vento, chuva, raios e trovões e coloca-los expostos a essa energia.
Energização com as mãos
Coloque seu cristal ou suas pedras entre as duas mãos e gire-os até esquentar, mentalizando passagem de energia de suas mãos para eles.
O SIGNIFICADO MÁGICO DAS PEDRAS PARA A UMBANDA
Pedras preciosas, cristais e as mais variadas gemas encantam a humanidade com sua beleza e seu brilho único desde os primórdios em que se tem registro. Essas pedras sempre foram símbolo de status e poder, porém em alguns círculos religiosos como a umbanda elas possuem um valor um pouco diferente.
Quando se observa o decorrer da história, fica claro o valor econômico atribuído a diversas gemas, normalmente estabelecido por sua beleza e dificuldade de obtenção. Mas para muitas crenças religiosas esse valor ultrapassa a estética, sendo a elas atribuídas certas propriedades místicas, como a capacidade de canalizar energias específicas e conferir certos poderes e bênçãos a seus usuários.
COMO FUNCIONAM AS PEDRAS NA UMBANDA
Como as pedras podem ser utilizadas como canais de energia, a umbanda faz uso justamente do poder destas para atrair e captar tipos específicos de energias místicas. Estas pedras, sendo partes da mãe natureza e um presente para a humanidade, podem estar sintonizadas com a energia mística de algumas entidades como o preto velho, por exemplo.
O que a umbanda faz é utilizar essas pedras em adornos, dentro de algum ponto riscado e trabalham também com elas nas mãos, de modo a sintonizar as energias corretas de cada entidade. Em nosso Chão pode-se observar no altar de Oxalá o Otá, um Cristal de Quatzo Branco que é o ponto forte do assentamento. Da mesma forma, é comum ver uma tronqueira de um terreiro assentada com pedras, já que estas são normalmente solicitadas pelos guardiões dos templos.
SIGNIFICADO DAS PEDRAS NA UMBANDA
É possível observar que algumas entidades na umbanda utilizam-se de acessórios como colares feitos de alguma gema específica, mostrando que cada uma delas possui afinidade com uma gema em particular. Vamos agora conhecer algumas destas gemas e suas entidades associadas.
Quartzo Branco : Representa Oxalá
Quartzo Rosa: Representa Oxum
Quartzo Verde - Amazonita Verde: Representa Oxossi
Ágata de fogo ou Calcita laranja: Representa Egunitá
Ametista, ametrino ou rubelita: Representa Nanã
Granada - Rubi - Hematita: Podem estar ligadas tanto a Pombas Giras como a Ogum
Pedra do Sol ou Jaspe vermelha: Representa Xangô
Opala - Fluorita: Representa Oxumarê
Esmeralda ou Calcedônia: Representa Obá
Citrino: Representa Iansã
Turmalina Negra: Representa Obaluaê
Água Marinha: Representa Iemanjá
Ônix negro: Representa Omolu
Turmalina Negra - Cianita Negra - Rubi: Representa os Exus.
Os cristais podem ter sua energia direcionada e potencializada de acordo com cada chacra (7).
QUAIS SÃO AS PEDRAS E CRISTAIS DOS CHAKRAS?
- Muladhara: Chakra Base - está na base da coluna vertebral e é estimulado pela cor vermelha. As pedras deste chakra são: rubi, quartzo vermelho, granada, hematita e jaspe vermelho.
- Svadhisthana: Chakra da Reprodução - está no baixo ventre e é estimulado pela cor laranja. As pedras deste chakra são: calcita laranja, cornalina, coral, crocoíta, opala de fogo e topázio laranja.
- Manipura: Chakra do Plexo Solar - está acima do umbigo e é estimulado pela cor amarela. As pedras deste chakra são: citrino, quartzo com enxofre, âmbar, topázio imperial e calcita amarela.
- Anahata: O Chakra do Amor - está no coração e é estimulado pelas cores verde e rosa. As pedras deste chakra são: quartzo verde, calcita verde, turmalina verde, malaquita, quartzo rosa, calcita rosa, turmalina rosa e rodocrosita.
- Visuddha: O Chakra da Comunicação - está na garganta e é estimulado pela cor azul celeste. As pedras deste chakra são: topázio azul, turquesa, calcita azul, quartzo azul, angelita e ágata azul.
- Ajna: Chakra Frontal - está na testa e é estimulado pela cor azul índigo. As pedras deste chakra são: sodalita, safira azul, lápis-lazúli, turmalina azul e azurita.
- Sahasrara: Chakra da Perfeição - está no topo da cabeça e é estimulado pelas cores violeta, dourado e branco. As pedras deste chakra são: cristal de quartzo, diamante, topázio incolor, ametista, charoíta, fluorita, pirita, calcita dourada e ametrino.
Desta forma podemos correlacionar as pedras com o uso nas frequências das forças, linhas e Orixás. Mas analisando detidamente cada uma delas, iremos encontrar propriedades individuais, conforme sua composição química, sua estrutura molecular e vibrações.
É importante ressaltar também que dependendo do local em que a pedra foi "CRIADA" ela terá uma vibração maior ou menor para determinada situação.
O Quartzo por exemplo é um nome dado a diversos tipos de cristais e são muito associados as práticas místicas, holísticas e espirituais. Sua composição básica é de Dióxido de Silício e ele tem formato hexagonal. Associamos esse tipo de cristal, principalmente o Cristal Transparente, a práticas curativas, a práticas de harmonização, a purificadores, mas de fato a sua melhor e mais ativa propriedade é a de amplificação de outras energias. Por isso mesmo que deve-se prestar atenção quando for usar esse quartzo em alguns sentidos, por exemplo para uma dor de cabeça, pois ele pode amplificar a dor de cabeça. É encontrada em todo o globo.
A Sodalita possui um tom azulado e é uma pedra que nos leva a ressignificar situações de nossas vidas. Atua especialmente no campo mental, limpando a Aura de quem a utiliza levando a clareza de Raciocínio. Por isso é tão associada a Ogum, por ele ser um Orixá ligado ao mental e as atividades da razão. Bastante comum de encontrá-la na América do Norte, no Brasil e na França.
A Hematita possui uma coloração metálica que lembra muito o aço e tem a propriedade de eliminar energias negativas no ambiente e também na aura de quem se utiliza da mesma. Segundo algumas literaturas ainda tem capacidade de aumentar a força e a coragem de seu portador. Usada em tratamentos para compulsão e vícios, também é bem efetiva em doenças crônicas, estimula também a circulação sanguínea e por consequência a movimentação energética. Associada diretamente ao planeta Marte, que também se associa a força de Ogum. Encontramos esta pedra mais facilmente na Grã-Bretanha, na Itália, no Brasil, na Suécia, no Canadá e na Suíça.
A Esmeralda é uma das pedras mais caras, usada em jóias e muito desejada. Possui uma capacidade de harmonização e equilíbrio incrível, repelindo grande parte da negatividade que se forma em torno de um indivíduo. Também tem propriedades de cura - como a maioria das pedras em tonalidade verde - e fortalece a visão, tanto a interior, quanto a exterior. É comum usar uma esmeralda no chakra frontal para despertar a clarividência. Pode ser encontrada na Índia, no Zimbábue, na Tanzânia, no Brasil, no Egito e na Áustria.
O Quartzo-Verde possui quase todas as propriedades dos quartzos, como vimos no Quartzo transparente, mas associado a isto também é possível encontrar fortalecimento da regeneração celular, aumentando assim a capacidade de cura do indivíduo. Usada como uma pedra curativa, atua também no equilíbrio emocional, assim como sua contra-parte o Quartzo-Rosa, podem ser utilizados junto ao chakra cardíaco para despertar tanto o amor-próprio (quartzo-verde), quanto a empatia e compaixão (quartzo-rosa). O ideal é alternar ambos, sete dias com um, sete dias com outro.
O Jaspe Vermelho é uma pedra que é associada a proteção e ao poder de concretização de uma ideia. Relacionada a Sabedoria, era utilizada por altos sacerdotes e também pelos reis de outrora, para que pudessem ser mais sábios para o seu povo. Uma de suas atribuições é a justiça, recebendo as energias nocivas e as reencaminhando para sua origem. Recomenda-se ter fontes de água com Jaspes Vermelhos em ambientes muito carregados como Hospitais, Clinicas, Escritórios de Advocacia, Fórum. Pode ser encontrada no mundo todo.
O Citrino é uma pedra que se assemelha muito a ametista e que tem uma conotação de prosperidade material. Também é um bom neutralizador de energia nocivas e nos ajuda a identificar a origem de demandas espirituais. Por ser uma pedra que auxilia muito na concentração é indicada para quem utiliza muito da mente. Também tem uma forma hexagonal e é muito comum no Brasil. Algumas fontes citam que em sua origem era uma ametista que foi "beijada" pelo fogo, seja por meio de um raio ou de uma fonte vulcânica.
A Granada é extremamente vitalizadora e também é uma pedra que nos ajuda a identificar a origem das demandas espirituais. Usada para movimentação da mente, retirando os pensamentos nocivos e compulsivos, para dar lugar a novos pensamentos. Também é possível usá-la para resgates de memórias, inclusive de vidas passadas. Neste aspecto podemos usar em Kiumbas que perderam a memória de como era ser um humano comum, para sensibilizá-lo. Pode ser encontrada no mundo todo.
A Água-Marinha é uma pedra de cor azul-esverdeada, lembrando muito a cor do mar em dias ensolarados. Tem uma capacidade de tranquilizar as energias da pessoa, como uma praia tranquiliza a mente. Indicada para pessoas com estresse ou que sofrem de transtorno de ansiedade. Ajuda a combater o medo irracional e aumenta a nossa percepção para o mundo espiritual. Pode ser encontrada no Brasil, na Rússia, nos EUA, na Índia e no México.
Este são um dos exemplos de pedras usadas dentro da Umbanda, ainda poderíamos expandir mais falando sobre o Ferro, o Aço, o Cobre, a Turmalina Negra, a Obsidiana, o Ônix e diversas outras pedras, mas por enquanto fiquemos com essas informações.
Os guias podem trabalhar com mandalas e pontos riscados combinando cristais e pedras, conforme as necessidades de seus filhos e consulentes.
Há uma infinidade de trabalho com cristais e pedras. Este conhecimento exige muito estudo e aprofundamento. É importante ressaltar que cada Casa tem a sua doutrina e fundamento. Na dúvida sobre como proceder, sempre procure seu Sacerdote ou seu Dirigente Espiritual.
ÔNIX
Omulu - Ônix, Obsidiana floco de neve, ou Quartzo Fumê, para favorecer a luz em meio a tudo o que está no meio da escuridão. Para cura, pode-se usar Ametista, inclusive para tratar problemas de pele.
HEMATITA
Ogum - Utilizamos os metais ou pedras metálicas para defesa como Magnetita, Hematita. Já para direcionamento, podemos utilizar a Sodalita.
ESMERALDA
Ossain - Utilizamos para Ossain a Esmeralda principalmente lapidada em forma de tartaruga.
TOPÁZIO OLHO DE GATO
Ewá - birilo, topázio, olho de gato.
SAFIRA AZUL
ogunedé -Turquesa, Topázio, Safira azul
TURMALINA ROSA
Ibeji -Turmalina rosa - Quartzo Rosa
FLUORITA
Oxumaré - Para canalizar a sua energia a usa-se Fluorita ou Zirconita.
QUARTZO FUME RUTILADO
Tempo - Quartzo fume rutilado
TURMALINA NEGRA
Exu - Em geral as pedras pretas, para lidar com energias mais pesadas. A Turmalina Preta para transformar a energia negativa e dissolvê-la. Se a pedra se desfizer e vire pó, é sinal que cumpriu sua missão.
PIRITA
Oxum - Pirita e do Citrino para a energia da riqueza. Quartzo Rosa, Rodocrasita e também a Lepdolita para a energia do Amor.
JASPE MARROM
Xangô - Utilizamos a energia do Rubi , que é entre outras coisas, canal da Justiça Divina. Podemos usar também o Jaspe Marrom.
ÁGUA MARINHA
Iemanjá - Água Marinha traz calma, paz interior, aproximando as entidades protetoras. Mas a nobre pedra de Iemanjá é a Safira.
AMAZONITA
Oxóssi - Utilizamos as pedras verdes, mas em especial a Esmeralda. Podemos usar o Quartzo Verde ou Amazonita, para atrair a fartura e a constância e o trabalho, mas principalmente a magia. Já para Odé, energia que precedeu Oxóssi no Panteão, usa-se o Lápis Lázuli ou a Safira azul, para abertura mental e a conexão espiritual.
MADEIRA PETRIFICADA
Obá - Madeira Petrificada, a pedra da transformação.
CITRINO
Iansã - Citrino, terracota ou Quartzo Rutilado que traz estabilidade e desenvolve o centro de energia em quem é usado ou Ágata de Fogo para envolver as forças dessa radiação.
AMETISTA
Nanã Buruquê - A Ametista por ser uma pedra de sabedoria e cura, que oferece confiança e paz. Transporta a energia transmutadora do raio violeta.
CRISTAL BRANCO
Oxalá - Diamante ou Cristal Branco que simboliza a Fé, a Harmonia, a Purificação.
RUBI
Exu - Rubi, que ajuda na atração física, melhorando o desempenho sexual e a comunicação.
CRISTAIS NA VIBRAÇÃO DE OGUM
As pedras como já dito mais acima, são elementos da natureza compostos por diversos componentes físicos e químicos, como tal, são subprodutos transformados ao longo da exposição de condições climáticas (sol, chuva, vento, tempo, outros). Elas concentram em sua estrutura uma história e um objetivo energético.
O Cristal é um objeto de corpo sólido regular. Os Cristais são uma espécie de "DNA" da terra, passam por metamorfose desde que o mundo é mundo.
Há cristais que foram desenvolvido sob pressão, outros com total liberdade, outros precisaram da energia e condições de câmeras e cavernas profundas. Há Cristais destinadas à cura, outras aguçam a intuição, outras ajudam a dormir e assim por diante.
Aqui vou indicar alguns cristais que podem ser usados na vibração de Ogum ou mais amplamente, usadas em magias e ativações do Trono Masculino da Lei (Umbanda Sagrada).
Sabemos que a vertente de Umbanda Sagrada explora profundamente o simbolismo presente nos tronos divinos de Deus. Ao olhar a anatomia das pedras vamos perceber que elas são formadas por: triângulos, quadrados, trapézios, retângulos, losangos, paralelogramos e hexágonos.
Podemos ligar os cristais pelo seu DNA, sua anatomia, sua cor, o ambiente no qual foi gerado e assim por diante. Vejam a seguir alguns exemplos.
APATITA AZUL
Com anatomia hexagonal e cor azul escurecido (céu) ela fortalece a conexão entre o espiritual x material. Conecta o sujeito as suas experiências de vidas passadas e traz consciência do caminho que tem que percorrer hoje. Ela aumenta a motivação e a reserva de energia. Corta a preguiça e a alienação. ótima para desviar a negatividade tanto da nossa parte quanto da enviada pelo outro.
Na terapia holística ela é usada para combater doenças dos ossos, ansiedade, controle de peso e má alimentação.
AVENTURINA AZUL
Pedra de prosperidade, de defesa eletromagnética (de pessoas e de ambientes), diminui a possibilidade de acontecer coisas negativas no lugar que atua e com a pessoa que a carrega, estimula a liderança, a perseverança e a determinação. Diminui e equilibra gagueira, ajuda na autoconfiança, consome sentimentos de raiva e irritação.
GRANADA
Pedra energizante e revigoradora que incentiva a ação necessária, o agir, a atitude, o fazer. Pedra das causas urgentes ou sem saída, carregar a granada o colocar em um ambiente é indicado para gerar uma solução, todavia, como o nome sugere, muitas vezes ela trará o caos para colocar a ordem. Na saúde ela estimula o metabolismo e ajuda em problemas de coluna.
JASPE AZUL
Absorve energias negativas e alinha os corpos (mental, espiritual, etc). Dá determinação e coragem. Limpa o chacra da garganta, equilibra as energias Yng e Yang, combate doenças degenerativas, limpa a áurea das pessoas, indicada para pessoas que fazem projeção astral (dormir com ela no umbigo) ela dá caminhos espirituais.
CIANITA
Cristal de proteção que facilita a meditação e a harmonia, age de forma tranquilizante cortando o estresse, energias negativas desequilibradoras e afins. Estimula os caminhos da intuição e da compaixão, ajuda no amadurecimento espiritual e evolutivo, na busca e obtenção do nosso caminho. Ajuda a combater problemas urogenitais, glândulas supra renais e infecções.
LÁPIS - LAZULI
Estimula e limpa o terceiro olho, favorece os processos de sonho, sua compreensão, intuição, dons mediúnicos, contato com oráculos e ferramentas de premonição. Libera do estresse, acalma, traz paz profunda, corta insônia, favorece o sono, o descanso, a recuperação de energias, a limpeza de pensamentos negativos, transforma a palavra falada em ações, atitudes e compromisso. Estimula o sujeito para assumir responsabilidade na vida, alivia dores de cabeça.
QUARTZO AZUL
Cristal que promove esperança e remove medos. Ajuda nas relações interpessoais e profissionais. Favorece a autoconfiança em especial para contatos. Limpa veias e o sistema imunológico. Remove pensamentos de baixa estima, ótima para jovens em busca do primeiro emprego, profissionais de vendas e que tenham contato com público.
Os cristais podem ser usado em mandalas, cabalas, patuás, como amuletos, em jóias, no bolso, no carro, no escritório, na casa, nos altares e afins. Na dúvida sobre como proceder com Pedras e Cristais consulte o Sacerdote da Casa onde frequenta e tenha conhecimento de sua doutrina.
Salve a Abundante e Rica Natureza!