PONTOS CARDEAIS NA UMBANDA 

Força e Mágia



Volta em meia, ouvimos falar sobre a força que vem do "oriente", "linha do oriente", enfim, uma série de menções à referência física do oriente. Tem-se que considerar, que o nosso planeta, no seu movimento de rotação faz com que a percepção da energia da vida, proveniente do Sol, surja primeiro no Cardeal Leste...

A necessidade de se localizar sempre foi uma coisa muito antiga: quem ia para guerra precisava saber voltar. Quem se lançava ao mar em navegações precisava saber para onde ia e assim por diante. Desta demanda e necessidade criaram os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste), que por sua vez originaram pontos colaterais (sudoeste, noroeste, sudeste e nordeste).  

Pontos cardeais correspondem aos pontos de partida para determinar as direções e são concebidos a partir da posição na qual o Sol se encontra durante o dia. Estes 4 pontos iniciais podem ser traduzidos como: Norte (sigla N), denominado também de setentrional ou boreal; Sul (S), chamado igualmente de meridional ou austral; Oeste (O ou W), conhecido também como ocidente; e Leste (E), intitulado de oriente. 

Para estabelecer uma localização mais precisa são usados os pontos que se encontram no meio dos pontos cardeais ("colaterais"). Nos pontos intermediários, temos: Sudeste (entre sul e leste e sigla - SE), Nordeste (entre norte e leste - NE), Noroeste (entre norte e oeste - NO) e Sudoeste (entre sul e oeste - SO).

Na magia eles podem ser atrelados a terra, fogo, vento e água. Na Astrologia, podem ser atribuídos a signos cardeais. Na Umbanda em função da movimentação do Sol podem ser atribuídos a dia/noite, etc. A interpretação de como agem estes pontos de força em magia pode variar de casa para casa e de doutrina para doutrina. Na dúvida, sempre procure um pai de santo de sua confiança.

COMO SE LOCALIZAR COM OS PONTOS CARDEAIS?

Leste (L): o lado onde o sol aparece no horizonte pela manhã indica o leste. O leste também é conhecido como "Oriente". 

Na Umbanda a linha de Ciganos é também chamada de "Linha do Oriente". Oeste (O): o lado onde o sol desaparece no horizonte indica o oeste.

Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.

Sul (S): o lado que fica em suas costas ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.

Nordeste (NE) - localizado entre o norte (N) e o leste (L).Sudeste (SE) - localizado entre o sul (S) e o leste (L).Noroeste (NO) - localizado entre o norte (N) e o oeste (O).

Sudoeste (SO) - localizado entre o sul e o oeste (O).

MANDALA DA PROSPERIDADE NA LINHA DE UMBANDA: USANDO A MAGIA E FORÇA DOS PONTOS CARDEAIS

1 passo:

Faça um círculo com pemba branca.

2 passo:

Coloque velas dedicadas aos seguintes pontos cardeais e Orixás:

O hemisfério Norte (setentrião) usaremos uma vela verde para Oxossi (São Sebastião). A palavra setentrião deriva de septem e triones (sete trios, literalmente) - em alusão à constelação da Ursa Maior (Famosa constelação do hemisfério norte). Pedindo a força dos das florestas, dos animais, dos vegetais.

No Hemisfério Oeste (onde o Sol desaparece, finaliza sua jornada) usaremos uma vela azul escura para Ogum (São Jorge) pedindo por caminhos e proteção.

No Hemisfério Sul usaremos uma vela vermelha para Yansã (Santa Bárbara) pedindo para que vente para longe das nossas vidas toda dificuldade financeira, energética, física, espiritual e mental.

No Hemisfério Leste o ponto onde nasce o Sol, o brilho, o ouro usaremos uma vela amarela para Oxum (Nossa Senhora) pedindo por prosperidade.

3 passo:

Entre no circulo pelo Sul com o pé direito e fique de frente para o Oeste (Ogum). Feche seus olhos, faça seus pedidos e permaneça de olhos fechados em meditação respirando fundo 7 vezes. Ao terminar, saia com o pé direito pelo Oeste. Faça a magia com toda sua fé e confie nos Orixás! 

Axé


© 2018 Casa de Santo Filhos do Axé / Unida por uma Umbanda de fé 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis!