POVO CIGANO

Dança e Mágia na Umbanda



Barulhos, euforia, risadas e muita, mas muita energia no terreiro. Assim surgem os guias Ciganos, com seu comportamento livre, seus olhares imponentes e com a firmeza de pensamentos necessária para quem compreende o que realmente é essencial na vida. Muito próximos dos sentimentos humanos, a Linha dos Ciganos na Umbanda, trabalha na direita, portanto são seres de luz, mas são seres que passaram por esse mundo tomando consciência de como a corrente do Universo leva os instintos dos homens, o que os tornam importantes guias e orientadores espirituais, com grande compreensão dos nossos anseios e fraquezas. 

O povo cigano é um exemplo de força e empatia. E é por isso que eles hoje representam trabalhos regulares das Giras de Umbanda.

Os ciganos são guias espirituais que trabalharam de maneira respeitosa e que sempre demonstram o caráter fraterno de sua grande tribo. Eles entendem os rituais como forma de evolução e contribuição. Por isso realizam seus trabalhos através da força da alegria para distribuírem as melhores orientações.

É importante lembrarmos que toda a magia cigana não trabalha para serviço do mal. Mas para entregarem bem-estar, saúde, equilíbrio mental, físico e espiritual.

São entidades que há muito tempo trabalham na Umbanda, mas normalmente se manifestam sob domínio de outras linhas como a linha da esquerda, a linha do oriente, entre outras. Isso é possível pelo fato da energia de trabalho ser a mesma, o que muda é a forma de manipular os fluídos, uma vez que os ciganos usam uma relação material, energética, elementar e natural, assim como o povo da esquerda, enquanto que o povo do Oriente manipula essas elementos através de seu magnetismo espiritual. 

Sempre se faz necessário deixar claro que uma coisa é 'Magia do Povo Cigano', ou 'Magia Cigana', e outra coisa bem diferente são as Entidades de Umbanda que se manifestam nesta linha de trabalho. Existe uma pequena semelhança somente no poder da Magia, mas suas atuações são bem diferentes pois as Entidades de Umbanda trabalham sob domínio da Lei e dos Orixás, conhecem Magia como ninguém e, principalmente, não vendem soluções ou adivinhações. 

Os espíritos que se manifestam como Ciganos na Umbanda não trabalham a serviço do mal ou para resolver nossos problemas a qualquer custo, mas é importante saber que eles dominam a MAGIA e preservam a LIBERDADE e, tanto quanto em qualquer outra linha de trabalho da Umbanda, teremos aqueles espíritos que não agem dentro do contexto da Lei, os chamados 'quiumbas', que se encontram espalhados pela escuridão e a serviço das Trevas. Portanto, é imprescindível o bom nível espiritual do médium para trabalhar com essa linha para que não atraia esses tipos de espíritos pela Lei da Afinidade. 

Os Ciganos usam muitas cores em seus trabalhos, mas cada Cigano tem sua cor de vibração no plano espiritual e uma outra cor de identificação. Uma das cores, a de vinculação vibracional, raramente se torna conhecida mas a de trabalho deve sempre ser conhecida para prática votiva das velas, roupas, etc.

É muito comum os Ciganos usarem em seus trabalhos moedas antigas, fitas de todas as cores, folha de sândalo, punhal, raiz de violeta, cristal, lenços coloridos, folha de tabaco, tacho de cobre, de alumínio, cestas de vime, pedras coloridas, areia de rio, vinho, perfumes, baralho, espelho, dados, moedas, medalhas e até as próprias saias das ciganas, que são sempre muito coloridas, como grandes instrumentos magísticos de trabalho.

Os Ciganos são dotados de uma sabedoria esplendorosa, trabalham com lindos encantamentos e magias e os fazem por força de seus próprios mistérios, escolhendo datas certas em dias especiais sob a regência das diversas fases da Lua.

Gostam muito de festas e todas elas devem acontecer com bastante música, dança, frutas, todas que não levem espinhos de qualquer espécie, com jarras de vinho tinto com um pouco de mel e ainda podemos fatiar pães do tipo broa, passando em um de seus lados molho de tomate com algumas pitadas de sal ou mel. Não podemos esquecer: flores silvestres, muitas rosas, velas de todas as cores e, se possível, incenso de lótus.

Adoram fogueiras onde dançam e cantam a noite toda, aproveitando do poder das salamandras para consumir todo o negativismo e acender a chama interna de cada Ser.

Os Ciganos têm em Santa Sara Kali as orientações necessárias para o bom andamento das missões espirituais.

O Povo Cigano, passa a conquistar níveis na espiritualidade dando abertura para o seu grupo trabalhar como linha de Umbanda a pouco mais de 25 anos atrás. Esses espíritos que se identificaram com ritos presentes na prática de Umbanda, acabam por se embalar pelo som dos atabaques. Se encantam com as cores dos terreiros e por fim, se rendem a dança e a magia contida neles.

É importante esclarecer que antes de se fincarem como linha de Umbanda, essas entidades já apontavam em alguns terreiros. Entretanto, essas manifestações individuais ainda não caracterizavam um grupo organizado dentro de um nível na escala evolutiva.

Não se tinha gira de Ciganos, mas sim Ciganos incorporados em giras de esquerda, de boiadeiro, de baianos e etc. Somente o fato de alguns médiuns manifestarem essas entidades, ainda não concedia a esses clãs se mostrarem como uma linha. Junto a isso também se somava o fato de que as mediunidades no geral ainda não se abriam para esse grupo de espíritos, ao mesmo passo que ainda não havia uma autorização espiritual para que ele se apresentassem como linha de trabalho.

"Graças à seriedade dos seus trabalhos, à simpatia que conquistaram junto aos frequentadores, aos seus profundos conhecimentos magísticos e orientações sábias, os Ciganos ganharam linha própria, na qual se apresentam seus clãs do astral, com sua hierarquia."

Os ciganos atravessaram muitos países e continentes desde seu surgimento no século XIII. Passaram pela Europa, onde firmaram uma forte comunidade, até chegar à América do Sul, mais notadamente no Brasil.

Nessas andanças pelo mundo, foram compartilhando suas crenças, cultura e segredos. Trata-se de um povo bastante ligado à espiritualidade e são guardiões de muitos segredos do ocultismo e da magia.

A cultura cigana já estava razoavelmente bem estabelecida no Brasil quando os descendentes de escravizados criaram a Umbanda. Essa religião tipicamente brasileira misturou rituais africanos, católicos e espíritas para formar seus próprios dogmas.

Assim, não é de causar nenhum espanto que a Umbanda tenha absorvido também algumas características das religiões ciganas. E foi desse jeito que se começou a linha dos ciganos na Umbanda.

A criação dos ciganos na Umbanda

Vale lembrar que, no início do século XX, quando a Umbanda surgiu, os negros viviam à margem da sociedade, excluídos e, na melhor das hipóteses, apenas tolerados.

O mesmo acontecia (como ainda acontece) com os povos ciganos no Brasil. Também excluídos e marginalizados, se identificaram com os negros e passaram a criar um laço espiritual.

Esse laço foi materializado principalmente por meio da absorção, na Umbanda, das entidades espirituais adoradas pelos ciganos. Reforçando essa união, as entidades ciganas - como a Cigana das Almas, Cigana do Cruzeiro, etc - passaram a se fazer presentes nos terreiros de Umbanda.

As entidades espirituais eram atraídas pelo toque dos atabaques, pelos quais têm grande apreço. Por isso é comum, nos terreiros, cerimônias com muitos atabaques para atrair os espíritos ciganos na Umbanda.

Outro ponto de ligação da cultura africana com a cultura cigana está na santa padroeira do povo cigano: a Santa Sara Kali. Sara é uma entidade cigana com pele escura, considerada, pelos europeus, como negra, daí sua simpatia pelo Candomblé e pela Umbanda.

Culto aos ciganos na Umbanda

O culto aos ciganos na Umbanda ainda é raro. A maior parte das casas não trabalha com essas entidades. Assim, as ciganas costumam aparecer em poucas casas, apesar de frequentarem, escondidas, quase todas.

Alguns terreiros chegam a ter dias da semana dedicados aos ciganos. São cultuados com vinho, água, doces e frutas. As entidades ciganas do sexo feminino são bastante vaidosas, enquanto os do sexo masculino valorizam a masculinidade a virilidade "à moda antiga".

Quando surgem para um médium, as entidades ciganas costumam falar uma mistura de português e espanhol (o povo cigano viveu muitos anos na Espanha). Apesar de não serem médicos, os ciganos na Umbanda são chamados com muita frequência para a realização de curas espirituais.

Já as entidades femininas são as favoritas para quem precisa de ajuda ou conselhos na vida amorosa, principalmente em casos de amores proibidos, impossíveis, ou até mesmo no caso de infidelidade.

Conheça os principais nomes ciganos na Umbanda

O Brasil é residência de mais de 800 mil ciganos. Com uma população tão grande, é natural que a cultura desse povo também tenha se misturado à cultura brasileira. E foi graças a essa mistura que a Umbanda absorveu algumas entidades da religião cigana. É por isso que é tão comum os terreiros reverenciarem alguns espíritos desse povo. Conheça agora os principais nomes ciganos na Umbanda: 

Adelaide

A cigana Adelaide é sempre muito simpática em suas visitas aos terreiros de Candomblé. Aparenta ter cerca de 45 ou 50 anos e traz no rosto a beleza do povo cigano sem esconder as marcas do tempo. Como toda cigana, está sempre vestida com roupas típicas e muitas joias, tudo bastante colorido. Nunca é vista sem um lenço sobre a cabeça. É muito amiga da cigana Esmeralda.

Carmencita

Pelo nome se percebe que essa cigana nasceu quando o povo romani (como são chamados os ciganos em alguns países europeus) já tinha chegado à Europa. Seu estilo parece muito com o de Adelaide: usa roupas coloridas e muitos adereços de ouro. É especialista em magias de amor e prosperidade. Não "pague mico" com Carmencita: ela fica furiosa quando algum filho de santo pede que ela faça alguma magia negra.

Esmeralda

Diferentemente de Adelaide, a cigana Esmeralda tem uma aparência bastante jovial e usa roupas típicas em tom verde. Tem personalidade forte, adora festas, ama pessoas que a fazem gargalhar e é bastante teimosa e controladora. É a protetora da fartura de alimentos.

Maria "Cartomante"

A cigana Maria Cartomante é considerada a primeira cigana a fazer parte dos rituais de Umbanda. 

Recebeu o apelido de "cartomante" por ter sido a pioneira a abandonar a leitura de mãos e fazer apenas a leitura de cartas, o que escandalizou sua comunidade.

Sua vida foi marcada por muita turbulência no campo amoroso. Ela se apaixonou pelo marido de uma cliente que, ao descobrir a traição do seu homem, tirou a própria vida. Cheia de remorsos por ter destruído uma família, Maria passou a vagar sozinha pelas ruas de cidades francesas, onde se prostituiu até ser assassinada.

Filhos de santo podem pedir favores à Maria Cartomante, mas recomenda-se que ela seja incomodada apenas se o caso for grave e envolver separações e traições.

Ramon

Os homens também ocupam lugar de destaque na Umbanda. Um dos ciganos mais prestigiados é Ramon. Ele aparece sempre vestido com um blusão de mangas compridas, aberta no peito; e calça azul-marinho. Usa, na cintura, uma faixa vermelha, onde mantém um punhal de ouro. É o cigano que, com sua magia, zela pelo bem-estar dos outros homens da comunidade, especialmente comerciantes e chefes de família.

Sara

Trata-se da principal cigana da Umbanda. Sua história é bastante controversa. Algumas lendas dizem que ela é filha de Maria Madalena com Jesus, teoria refutada veementemente pelos mais conservadores. É a protetora da maternidade e, por isso, mulheres que não conseguem engravidar devem recorrer a ela para melhorar a própria fertilidade.

ALGUNS PONTOS MARCANTES DOS CIGANOS NA UMBANDA

São conhecedores dos caminhos, são eles quem direcionam e mostram os diversos caminhos existentes, pois existem a muito tempo e são sempre lembrados por suas trajetórias.

Possuem conhecimento mágico profundo e são facilmente reconhecidos por essa característica.

São curandeiros excelentes, principalmente nos campos amorosos e de saúde.

Os ciganos entendem e aceitam os rituais umbandistas como uma maneira de contribuir com a evolução, com a sabedoria, crescimento, motivação e alegria dos cantos e danças.

Esses espíritos ciganos gostam muito de festas e comemorações e sempre existem muitas frutas (que não tenham espinhos de qualquer espécie), jarras de vinho tinto com mel ou ponche, pães fatiados, muitas flores para harmonizar o lugar e velas de todas as cores.

Salve o Povo Cigano! 


© 2018 Casa de Santo Filhos do Axé / Unida por uma Umbanda de fé 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis!