QUARESMA NA UMBANDA
Tradição Católica
Vou falar um pouco da quaresma e da importância de manter um equilíbrio mental e espiritual.
Vamos primeiramente explicar o início da quaresma e o que ela significa.
A palavra quaresma vem do latim quadragésima, tem início na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da semana santa e é utilizada para representar o período de quarentena espiritual, ou seja, quarenta dias que antecedem a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa. Essa comemoração data-se do início do século IV.
O período é reservado para reflexões e crescimentos espirituais, um momento de recomeço, um renascimento como o de Jesus Cristo, quando onde os fiéis devem intensificar a prática dos princípios essenciais de sua Fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
A quaresma dura na verdade 47 dias, uma vez que no calendário litúrgico, os domingos não são contados, perfazendo então os 40 dias.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência, o que explica o fato das imagens católicas serem cobertas com um manto roxo nesse período.
Curiosidade: A data da quaresma é determinada pela Páscoa, porém a Páscoa é uma data móvel e calculada a partir do Equinócio (é definido como o instante em que o Sol, em sua órbita aparente cruza o plano do equador, ou seja, é o instante em que mudamos de estação, no polo sul mudamos para o outono e no polo norte mudamos para a primavera). O primeiro domingo depois da primeira lua cheia de outono é o domingo de Páscoa e se contarmos 7 domingos antes do domingo de Páscoa temos o domingo antes do Carnaval.
A QUARESMA NA UMBANDA
Podemos resumir a época de quaresma como sendo um período de grande movimentação espiritual, quando muitos aguardam para seu recomeço e renascimento.
Muitos espíritos recebem, nessa época, a oportunidade de se redimirem e ganhar a absolvição, porém alguns desses espíritos foram aprisionados de acordo com a lei e a justiça divina e é nesse instante que eles se aproveitam para se libertarem e voltar a fazer o mal, principalmente àqueles que o aprisionaram. Por isso a importância de nos cuidarmos durante o período de quaresma, principalmente os que desenvolvem a sua mediunidade, pois é através dela que muitos desses espíritos se aproveitam e é através dela que muitos espíritos se demonstram e se vingam.
Como fazer para nos proteger e evitar esse tipo de interferência nas nossas vidas e nos nossos trabalhos espirituais? Como fazer para que esse período não influencie em nossas decisões e atitudes? Há quem diga que nesse período não devemos trabalhar nossa mediunidade, muito pelo contrário, é nessa época que NÃO DEVEMOS PARAR, é nessa época em que o mal trabalha à vontade, que os Terreiros devem estar preparados para, com o auxílio das Entidades de Luz, denunciar qualquer trabalho negativo que venha atrapalhar seus Filhos de Fé ou consulentes.
Atualmente, interromper os trabalhos na Quaresma é descabido, é ingenuidade, é desconhecer que os inimigos trabalham nas trevas e se aproveitam das nossas energias, ou seja, estaremos desprotegidos na mão do inimigo. Muitos daqueles que trabalham na Magia para fazer o mal, têm na quaresma um período propício, portanto devemos tomar cuidado, mantendo nossas firmezas ativas como de Anjo de Guarda, utilizando banhos de 7 ervas e defumação. Para quem não costuma acender vela para o seu Anjo de Guarda essa é uma ótima oportunidade para começar, firme uma vela de 7 dias branca sobre um papel com seu nome escrito, faça a oração de Anjo de Guarda e coloque copo com água ao lado, essa água deve ser trocada todos os dias. Devemos tomar muito cuidado com excessos alcoólicos, pois quando bebemos em demasia, ficamos mais propensos a esse tipo de influência.
Muitos centros de umbanda fecham ou tem o atendimento limitado no período do carnaval quaresma mesmo não sendo datas ligadas a nossa religião. Porque isso acontece?
A dúvida sobre o funcionamento das casas de santo (os terreiros de umbanda) durante o carnaval e quaresma, vem da época que os orixás eram proibidos de serem cultuados e deveriam ser sincretizados com os santos católicos.
Problemas com as autoridades
Como o período da quaresma corresponde a uma época de reclusão e reflexão dentro da igreja católica, muitos terreiros de umbanda e candomblé ficavam em uma posição delicada junto a comunidade católica e fechavam as portas.
Para não ter problemas com as autoridades locais e com as pessoas em geral, era preferível fechar ou poderiam ser acusados de desrespeitosos com a religião católica.
As pessoas consideravam que as casas de santo não deveriam bater tambores ou praticar qualquer ritual na quaresma.
A pressão da Igreja Católica
A exemplo da igreja católica que deixa suas imagens cobertas por mantos de cor roxa em sinal de respeito na quaresma, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo.
Mas devemos lembrar que estes são rituais católicos e não pertencem a religião umbandista.
Fim do ano litúrgico
A quaresma para nós vai marcar apenas o final do ano litúrgico na umbanda, com a chegada da semana santa e da páscoa.
As casas de santo não precisam parar suas atividades durante a quaresma e podem funcionar normalmente.
Este é um período de carência e instabilidade espiritual e parar o atendimento espiritual nessa ocasião não é boa ideia, pois é quando muitos mais precisam.
Linhas de trabalhos na Quaresma
Certos terreiros de umbanda tem preferencia por trabalhar apenas com Exús e Pombagiras na quaresma; outras casas de santo preferem trabalhar na linha de Pretos Velhos e Caboclos. Vai depender da linha de trabalho espiritual seguida em cada casa de santo.
Trabalhos espirituais especiais na quaresma
Nossos trabalhos espirituais continuam normalmente durante a quaresma.
Saravá a Umbanda!