A HISTÓRIA
Apresentação
"Toda Casa tem seu Santo. Todo Santo tem sua Casa. Toda Casa guarda um Santo, quando o Santo guarda a Casa. E toda Casa é de Santo e todo Santo é de Casa"
E assim, que no dia 17 de Junho de 2017, deu-se a fundação e abertura da Casa de Santo Filhos do Axé, em um espaço teoricamente pequeno, mais acolhedor. O
que era um lugar de lazer e ponto de encontro de famíliares e amigos tornou-se o nosso Chão de trabalho.
Seguimos os princípios e fundamentos da Umbanda, preservando sua base teológica, e temos como Filosofia Doutrinária o Culto aos Orixás.
Por esse motivo criamos um pequeno jardim de plantas e ervas que tornou-se o recanto dos Orixás, onde as entidades fazem a sua coleta para à utilização em seus trabalhos de passes, banhos, e mirongas.
Temos reservado em nosso calendário de atividades duas vezes ao mês, encontros para estudos, com palestras, desenvolvimento e vivências para médiuns da Casa.
Quanto aos atendimentos, eles acontecem um Sábado por mês.
Dessa forma aqui as pessoas foram se encontrando. Alguns encontraram a sua fé,
outros as renovaram.
Alguns desconstruiram totalmente pré conceitos e iniciaram uma nova caminhada na Umbanda simples de viver.
Por fim, a cada novo encontro, novas vivências e novos aprendizados e é isso, que nos dá forças para levar adiante essa bandeira.
Somos uma Casa de Nagô, regida por nosso Patrono o Orixá Ogum, que tem como representante em nossos trabalhos o Sr. Ogum das Matas. O Mentor é Ramatís. O Dirigente Espiritual é Pai Antero da Encruzilhada. O Padrinho desse Chão é o Sr. Zé Pilintra. A Guardiã de nossos Portais é Dona Rosa Caveira, O Guardião da Tronqueira é o Sr. Tranca Ruas, e o Sentinela do nosso Portão é o Sr. Capa Preta.
Nessa Casa de Santo, abarcamos crença, os costumes e as diferenças, acolhendo a todos com a sabedoria milenar e infalível das entidades de luz. Sabedoria dos Orixás, que cultuamos e reverenciamos, através de nossa ancestralidade. Sabedoria simples e profunda, que se pode resumir em quatro pilares: respeito, solidariedade, perseverança e axé.
Aproveito para agradecer ao nosso Pai Oxalá pela oportunidade e aos Ancestrais, Guias e Mentores Espirituais por todo o auxílio e orientação. Aos amigos e membros de um mesmo ideal e a todos os frequentadores da Casa os nossos agradecimentos e que juntos possamos levar adiante a obra que nos foi confiada, pois os Guias e Orixás, sempre estarão prontos à nos ajudar, propiciando-nos momentos de muita luz, paz, equilíbrio interior e acima de tudo sabedoria, para que assim, consigamos prosseguir com os desígnios e as responsabilidades a nós atribuídos.
Para finalizar, o nosso dia a dia pratica-se a fé, pratica-se e vive-se os ensinamentos aprendidos, através da nossa essência, nossa história e nossos fundamentos, reunidos para serem transmitidos em conhecimentos necessários para o exercicio prático de uma religião limpa e simples, que respeita a tudo e a todos.
"Senhor fazei de nós médiuns um instrumento de vossa comunicação; Onde tantos mistificam, que eu leve a palavra da verdade; Onde tantos procuram ser servidos, que eu leve a alegria de servi-los; Onde a vida perdeu o sentido, que através da Umbanda, eu leve o sentido de viver; Onde tantos olham para a terra, que eu seja um espelho de Aruanda refletindo sua luz divina...Que assim seja"...
Na luz do Axé! Fé, Esperança e Caridade!