VELAS NA UMBANDA
E seus mistérios
Quando o homem ainda habitava as cavernas nasce o primeiro resquício do que viria se tornar a vela. Nas pinturas deixadas por essas populações foram encontrados desenhos que assemelhavam-se a recipientes que mantinham fogo aceso.
Dentro desses recipientes eram depositados gordura animal - em forma líquida - e fibras vegetais como se fosse um pavio que se encarregava de manter a "vela" queimando.
Depois de sua descoberta foram se aprimorando os métodos, e então começaram a ser confeccionadas velas desde as com sebo de animais (cheiro não muito agradável) até as produzidas com cera de abelhas (aromáticas).
O fato do calor remeter a vida e o frio a morte pode ter sido um dos motivos pelos quais as pessoas começaram a associar a vela ao poder de abençoar e afastar males de suas casas e vida.
A vela é, com certeza, um dos símbolos mais representativos da Umbanda. Ela está presente no Congá, nos Pontos Riscados, nas oferendas e em quase todos os trabalhos de magia; Quando um umbandista acende uma vela, mal sabe que está abrindo para sua mente um portal interdimensional, onde sua mente consciente nem sonha com a força de seus poderes mentais.
Reforçar, repetir e concretizar pedidos, bênçãos e agradecimentos ao astral.
A simplicidade da parafina transpassada por um pedaço de barbante ganha um significado memorioso quando unida aos pensamentos e intenções da prece.
Mas como para tudo existe uma face "negativa", nesta prática também acontece de ter caminhos mal direcionados. Quando a energia da mente da pessoa que pede se une a energia ígnea (fogo) elas trabalham para atender a razão pelo qual a vela foi acesa.
Se o pedido for pelo bem de alguém o bem se tem, se pede-se por propósitos ruins é possível que também se obtenha esse retorno, e pensando nisso compreende-se que no momento em que elas retornam voltam duplicadas pois, retornam com a energia a quem o pedido foi encaminhado.
Portanto é necessário não apenas pedir por boas vibrações, mas também se concentrar no momento do pedido. Sentimentos pesados e distrações podem dificultar que o Axé flua.
Em linhas gerais essa é a forma que a vela atua, a intenção é acionada pela energia mental e reforçada pela energia ígnea chegando até o campo vibratório da entidade para quem se encaminhou o pedido.
A vela funciona na mente das pessoas como um código mental. Os estímulos visuais captados pela luz da chama da vela acendem, na verdade, a fogueira interior de cada um, despertando a lembrança de um passado muito distante, onde seus ancestrais, sentados ao redor do fogo, tomavam decisões que mudariam o curso de suas vidas.
A vela desperta nas pessoas que acreditam em sua força mágica uma forte sensação de poder.
Ela funciona como uma alavanca psíquica, despertando os poderes extra-sensoriais em estado latente; Uma das várias razões da influência mística da vela na psique das pessoas é a sensação de que ela, através de sua chama, parece ter vida própria. Embora, na verdade, saibamos, através do ocultismo, que o fogo possui uma energia conhecida como espíritos do fogo ou salamandras.
Muitos umbandistas acendem velas para seus Guias de forma automática, num ritual mecânico, sem nenhuma concentração. É preciso muita concentração e respeito ao acender uma vela, pois a energia emitida pela mente do médium irá englobar a energia do fogo e, juntas, irão vibrar no espaço cósmico, para atender a razão da queima dessa vela; Sabemos que a vida gera calor e que a morte traz o frio. Sendo a chama da vela cheia de calor, ela tem um amplo sentido de vida, despertando nas pessoas a esperança, a fé e o amor; No ritual da magia, o mago entra em contato com seu mundo inconsciente, depositário de suas forças mentais, onde irão ser utilizadas para que alcancem seus propósitos iniciais.
Qualquer pessoa que acender uma vela, com fé, está nesse momento realizando um ritual mágico e, conseqüentemente, está sendo um mago; Se uma pessoa usa suas forças mentais com a ajuda da magia das velas, no sentido de ajudar alguém, irá receber em troca uma energia positiva; mas, se inverter o fluxo das energias psíquicas, utilizando-as para prejudicar qualquer pessoa, o retorno será infalível, e as energias de retorno são sempre mais fortes, pois voltam acrescidas da energia de quem as recebeu; As pessoas que utilizam a força da magia das velas que, na realidade, despertam as forças interiores de cada um com propósito maléficos, não são consideradas magos, mas feiticeiros ou bruxos. Infeliz daquele que, na ânsia de destruir seus inimigos, acendem velas com formatos de sapo, de diabo, de caveira, de caixão, etc., assumindo um terrível compromisso cármico com os senhores do destino.
Todos os nossos pensamentos, palavras e atos estão sendo gravados na memória do infinito, ninguém fica impune junto à justiça divina. Voltaremos ao planeta Terra quantas encarnações for preciso para expiar nossas dívidas com o passado. Por outro lado, feliz daquele que lembra de acender uma vela com o coração cheio de amor para o anjo da guarda de seu inimigo, perdoando-o por sua insensatez, pois irá criar ao seu redor um campo vibratório de harmonia cósmica, elevando suas vibrações superiores; Ao acender velas para as almas, para o anjo da guarda, pretos velhos, caboclos, para a firmeza de pontos, Conga, para um santo de sua preferência ou como oferenda aos Orixás, é importante que o umbandista saiba que a vela é muito mais para quem acende do que para quem está sendo acesa, tendo a mesma conotação do provérbio popular que diz: A mão de quem dá uma flor, fica mais perfumada do que a de quem a recebe; A intenção de acender uma vela gera uma energia mental no cérebro da pessoa.
Essa energia é que a entidade espiritual irá captar em seu campo vibratório.
Assim, a quantidade de velas não influirá no valor do trabalho; a influencia se fará diretamente na mente da pessoa que está acendendo as velas, no sentido de aumentar ou não o grau da intenção. Desta forma, é inútil acreditar que podemos comprar favores de uma entidade negociando com uma maior ou menor de velas acesas.
Os espíritos captam em primeiro lugar as vibrações de nossos sentimentos, quer acendamos velas ou não. Daí ser melhor ouvir uma das máximas de Jesus que diz: "Antes de fazer sua oferenda, procure conciliar-se com seu irmão."
Não é conveniente, ao encontrar uma vela acesa no portão do cemitério, nas encruzilhadas, embaixo de uma árvore, ao lado de uma oferenda, apaga-la por brincadeira ou por outra razão.
Devemos respeitar a fé das pessoas. Quem assim o cometer, deve ter em mente, que poderá acarretar sérios problemas com esta atitude, de ordem espiritual.
Precisamos respeitar o sentimento de religiosidade das pessoas, principalmente quando acender uma vela faz parte desse sentimento. Se acender uma vela a pessoa tiver um forte poder de magnetização, torna-se mais perigoso apagar a vela. Mas, se ela não estiver magnetizada, fica a critério de cada um.
Nas velas tudo é mágico, tanto que só com o simples ato de acender uma vela já nos sentimos dentro de um ambiente místico, romântico e espiritual. Quando acendemos uma vela e temos alguma intenção em mente, isto já se tornou um ato mágico, pois, sabemos que nosso pensamento é energia, portanto, pode tomar forma, isso é tão benéfico quanto perigoso, pois é essa energia que a entidade espiritual irá captar em seu campo vibratório.
As velas são usadas para enviar luz as suas entidades ou anjo da guarda. Na Umbanda as velas podem ser utilizadas para 'puxar' e queimar energias ruins, e também para serem oferecidas por um fortalecimeto e proteção às entidades e orixás.
Não se esqueça de que as velas, são extensão da vontade e dos pensamentos daquele que a acende, portanto, primeiramente limpe seus pensamentos e eleve sua vontade no bem e nas causas justas para que assim tenha um bom resultado em seus pedidos e oferecimentos ao acender uma vela.
É preciso muita concentração e respeito ao acender uma vela, pois a energia emitida pela nossa mente irá englobar a energia do fogo e, juntas, irão vibrar no espaço cósmico para atender a razão da queima dessa vela. A chama da vela é a conexão direta com o mundo espiritual superior, representa nosso plano mental, sendo que a parafina atua como a parte física da vela ou símbolo da nossa vontade, nossos pedidos e agradecimentos, o pavio a direção.
Antes de tudo, tenha certeza do que quer. Formule seu desejo para as forças ocultas e para você mesmo de maneira consciente e nunca de maneira leviana ou confusa
As velas para os espíritos do nível superior, devem ser acesas a mais de 60cm do solo, para evitar uma firmeza errada. Mesmo porque, no mundo dos espíritos, existem regras para que se envie o sinal adequado.
Existem cuidados básicos antes de acender velas que invoquem forças espirituais poderosas como os anjos, por exemplo. Uma casa espiritualmente desordenada, com pessoas que praticam ações perversas ou consomem drogas, necessita uma limpeza energética antes de qualquer ritual mágico. Uma casa que sofreu luto ou onde aconteceu algum tipo de agressão física, abrigou um morador com doença terminal, também necessita de uma boa limpeza energética.
Não acenda uma vela que já tenha sido usada. Velas que já foram acesas não devem ser reaproveitadas, (isso vale para velas de aniversário também). A vela usada possui a vibração do lugar onde foi acesa. Caso tenham ocorrido situações tensas no aposento em que uma vela estava acesa, como brigas, inveja, raiva, repressão e ciúmes, livre-se imediatamente da vela, pois ela se carregou das energias negativas. Não se deve acender vela branca no chão, dentro de casa não é bom, está atraindo almas.
Suas velas devem estar impregnadas das suas vibrações, portanto evite que outas pessoas toquem nelas. Os monges do Tibet costumam magnetizar as velas antes de acendê-las com a imposição de mãos e mantras para que ela fique integrada a sua intenção. Você pode fazer o mesmo, utilizando óleo, essência e orações ou cânticos.
Evite visualizar situações de penúria, doença ou violência, mesmo que saiba que elas existem e seja seu desejo aliviar o sofrimento de outras pessoas, apenas concentre-se em emanar sentimentos de amor, luz, paz e felicidade.
Usando a ponta de uma faca, ou de uma agulha, escreva na superfície da vela o nome da pessoa ou problema que você busca resolver. Se por exemplo você procura paz, então escreva apenas PAZ. Faça seu pedido e sintonize sua realização.
Não se esqueça de tomar todas as medidas de segurança, ao acender uma vela, pois afinal de contas você estará manipulando um elemento poderoso: o fogo.
Coloque a vela acesa, sempre, sobre uma superfície de barro, louça ou lata, assim evitará acidentes, e mantenha um copo com água ao lado de sua vela, ela irá descarregar as energias negativas.
Nunca acenda velas perto das janelas com cortinas que podem voar com uma corrente de ar e provocar um incêndio.
Não use a mesma vela para pedidos diferentes, uma vez que acendeu-a em uma intenção específica.
Agradeça ao Universo por seus desejos realizados e visualize-se em uma esfera de luz e amor que se expande por toda sua família, sua casa, seu bairro, sua cidade, seu país, e pelo planeta inteiro.
Acenda a vela sempre com fósforo (fogo e madeira) para ações terrenas, e para ações espirituais pode usar isqueiro. Acenda sempre a vela mais alta primeiro. Caso sejam cores variadas acenda sempre a vela branca ou rosa antes de todas as outras.
Velas acendidas para alcançar desejos individuais, mesmo que estejamos em grupos deverão ser acendidos cada qual com seu fósforo.
No momento de prendê-las, no pires ou prato, diga em voz alta seus desejos e intenções.
Mas é necessário estudar, conhecer para fazer uso correto, pois existe uma infinidade de velas em sua forma, cor e essência variadas, todas possuem uma finalidade especifica.
Ganhei uma vela no Terreiro:
Vez em sempre observa-se que algumas pessoas saem de nossa Casa com velas do atendimento, e isso com certeza já pode ter acontecido com você que está fazendo essa leitura.
Mas o que significa? Deve-se pedir algo?
A partir do momento que você sai com uma vela cruzada e/ou imantada para acender, você está criando um vínculo de fé com aquele espírito mensageiro".
Baseado no que você expressou durante a consulta normalmente a entidade vai pedir para que se acenda a vela em casa, justificando isso como a maneira que ela tem de te ajudar.
Isso é uma forma de reviver a experiência do terreiro, reviver o contato com aquela entidade espiritual e isso reanima o vínculo primeiro que você teve com a entidade e ao reviver tudo isso, desperta ou fortalece o link religioso e o vínculo espiritual que você precisa naquele momento.
O termo cruzar ou imantar dita anteriormente refere-se ao ato de rezar uma vela. Quando a entidade reza a vela que vai ser dada para o consulente ela está blindando-a contra influências exteriores, com isso fica impossível o ataque de espíritos obsessores durante o período em que ela estiver acesa.
Significado das Velas
Uma vela tem dois elementos básicos que a sustenta, fogo e ar.
O fogo é um elemento natural que sempre esteve ligado ao sagrado desde os primórdios.
Ele é carregado de simbologia marcando momentos com renovação, purificação, renovação, destruindo o que não é necessário e cortando o que não é desejado, quando ascendemos uma vela, estamos iluminando nossas verdades e querendo atrair algo para nossas vidas, cada cor de vela têm um significado. Podemos também usar a vela para um objetivo específico.
As cores são uma forma de energia vibracional que nos afeta em diferentes níveis.
Inconscientemente, todos sabemos como reagimos a cores diferentes. O vermelho, por exemplo, nos estimula e nos excita, enquanto o azul é calmante e calmante.
Qualquer cor de vela ou coisa em seu ambiente imediato, é como uma chave que abre um certo compartimento de sua mente subconsciente e de todo o seu ser.
Aqueles que não conseguem ver as cores podem, no entanto, sentir seus efeitos vibratórios, porque o pigmento é a matéria liberando energia a uma certa velocidade ou comprimento de onda.
Esse comprimento de onda, ou frequência, ativa ou energiza uma certa parte do seu ser, à medida que penetra na sua visão ou na sua aura.
Seus impulsos são transmitidos ao seu cérebro ao longo das rotas nervosas. Cada cor carrega os efeitos vibratórios de uma das influências planetárias.
As velas e as cores:
Vela Branca
A vela branca é inspiração para a evolução espiritual e a elevação da consciência. Branco é a união de todas as cores, é representação da pureza e da paz. Ligada aos chakras superiores, serve ao despertar da pureza essencial do homem. A vela branca representa a grande Deusa ( a mãe), sendo excelente para despertar e fortalecer a imaginação, a criatividade e a fertilidade. Facilita a meditação, o alto astral e a busca da energia lunar. Protege as crianças desde o útero materno até os oito anos. Reforça os laços familiares, representando a harmonia e pureza no lar.
Ela purifica todo o organismo. É a vela dos seres do ar: silfos, gênios do ar, meigas dos ventosDia da semana Quarta-feira.
Vela Laranja
Sua cor representa o Sol e deve ser utilizada para agradecimento a Deus, e alcançar metas profissionais. Com ela é incentiva a criatividade, as atividades artísticas, desportivas, a atração, motivação, energia mental, claridade de pensamento, harmonia, expansão, felicidade e adaptabilidade. E revitalizadora das energias de todo o organismo, ajuda a proteger e restabelecer o coração, a coluna vertebral, o baço, o duodeno, a vista e a fertilidade.Para receber a luz, espiritualizar-se e aumentar o poder mental. Dia da semana terça feira.
É recomendado acender essa vela para pedir sucesso profissional e financeiro, por ativar a capacidade mental favorece os estudos, sendo propícia ser usada essa cor ou acender essa cor no dia de algum exame importante da escola, faculdade ou concurso. É usada para encontrar um emprego.
É a vela da prosperidade, para ajudar a encontrar o caminho para a realização de um ideal.
Vela Vermelha
Ligada à beleza física e à sensualidade. A vela vermelha nos concede autoridade, vitalidade e paixão. É chamada também de vela do fogo, da paixão, do amor. É a mais utilizada em magias ciganas. Ela nos protege de acidentes e de situações de violência e perigo físico. A para a proteção de parentes e amigos. Traz vitalidade a todo o corpo. Ajuda a conectar com o chakra básico e com as forças terrestres. Vela importante quando queremos nos conectar com seres e forças do plano material e com relação a problema jurídico. É utilizada para pedir a fertilidade, força, coragem, vontade, e o aumento do magnetismo em um ritual.Energia dos signos de aries e escorpião. Não deve ser usada superficialmente nem para problemas de saúde. Dia da semana Quarta-feira.
Interessante lembrar que esta é uma das velas mais utilizadas em magias ciganas e é a mais ligada à beleza física e à sensualidade. A vela vermelha nos concede autoridade, vitalidade e paixão.
Vela Verde
Esperança e saúde são simbolizadas pelo verde, quando você acender uma vela dessa cor deve estar em busca de equilíbrio natural.
Ela traz esperança que é uma emoção que nos mantem fortes perante as adversidades da vida.
Além disso a vela verde pode iluminar sua mente e trazer renovação, regeneração, vela verde pode ajudar a fazer uma limpeza espiritual eliminando as energias negativas.
Vela da Terra, energia do dinheiro, agricultura, saúde, tempo. Feitiços que envolvem fertilidade, sucesso, sorte, prosperidade,rejuvenescimento, dinheiro, ambição, saúde, finanças, cura, crescimento,abundancia, generosidade, casamento, equilíbrio e harmonia.Acender para invocar , fartura, ajuda na realização de nossos sonhos e metas. É a vela que desperta a vitalidade sendo aconselhável acendê-la quando nos sentimos exauridos e esgotados. Esta ligada ao mundo material, o verde é a cor da natureza.Simboliza a constância, a responsabilidade, a perseverança, a longevidade, o êxito na profissão, a sabedoria e a transcendência.Atrai amor, fertilidade e relação social. Protege os idosos e ajuda a evitar as doenças senis.Dia da semana Sexta-feira.
Vela Verde Esmeralda
Importante componente num ritual venusiano; atrai amor, fertilidade e relação social. Dia da semana Sexta-feira. Verde Escuro: Cor ambição cobiça, inveja e ciúme; coloca as influenciasdessas forças em um ritual. Dia da semana Sexta-feira.
Vela Amarela
Simboliza a energia solar, ação, inspiração e mudanças súbitas. É a vela da comunicação, do Intelecto, da criatividade. Estimula a inteligência, aguça a sabedoria e amplia os horizontes intelectuais. Ela ajuda a vencer a timidez e favorece as relações sociais. Intensifica a agilidade mental, e a capacidade de entendimento. Representa a ordem, o raciocínio e a lógica. Usadas também em confidência, atração, charme, persuasão, aprendizagem ou para quebrar bloqueios mentais. Protege especialmente os pulmões e os brônquios, a respiração. Também ajuda na cura de doenças psicossomáticas. Dia da semana Quarta-Feira.
O ideal é que usemos uma vela amarela para pedir sucesso em nossas empreitadas, realizações e mudanças. Ela nos transmite força e luz para uma decisão correta, uma ação acertada. Ela é também associada a pedidos de riqueza, posses, dinheiro, bens materiais.
É uma cor mental associada diretamente a consciência, dando clareza a algo que está obscuro ou incerto.
Vela Dourada
Ativa a compreensão e atrai as influências dos poderes cósmicos; beneficia rituais para atrair dinheiro ou sorte rapidamente. Simboliza aenergia solar. Poderes divinos masculinos, feitiços e rituais para retirar a negatividade, encorajar, estabilidade e atrair as influências do poder masculino. Poderes solares. Dia da semana Quarta-Feira.
Vela Rosa
Se o tipo de auxilio objetivar os relacionamentos afetivos, favorece o romance, a amizade, feminilidade, honra, o despertar Espiritual, harmonia. Cura de Espírito e Comunhão.Para encontrar a alma gêmea, e sempre que desejar dirigir bons fluidos a alguém. Pode também favorecer, a proximidade com outra pessoa .Por estar muito ligada às forças do coração, esta vela atrai seres e forças ligados a este plano sutil. A vela rosa simboliza o amor incondicional e as relações regidas por afeto intenso. Provoca a atração e desperta à sensibilidade e os sentimentos nobres e puros. Evita a depressão. Dia da semana: qualquer dia.
Por estar muito ligada às forças do coração, esta vela atrai seres e forças ligados a este plano sutil. A vela rosa simboliza o amor incondicional e as relações regidas por afeto intenso. Provoca a atração e desperta a sensibilidade e os sentimentos nobres e puros.
Vela Púrpura ou Roxa
Ideal para aumentar seu poder e força espiritual.Favorece a liberdade e tem o poder de transmutar o ódio em amorou transformar o negativo em positivo.Violeta é a cor da espiritualidade e a cor de Saint Germain, mestre ascensionado da Chama Violeta que auxilia na queima do karma. Ligada ao chakra do fogo, ajuda na purificação de nosso ser. Ela aumenta a nossa capacidade de sacrifício e a perseverança. Esta vela simboliza as manifestações psíquicas, cura, poder, sucesso idealismo, progresso, proteção, afastamento do mal, contato com entidades astrais, energia de Netuno. Auxilia para que as pessoas se livrem de diversos tipos de vícios: cigarro, álcool, drogas, fármacos e as depressões suicidas induzidas por este tipo de dependência.Realização de desejos íntimosDia da semana quarta-feira.
Vela Violeta
Violeta é a cor da espiritualidade ajuda na purificação de nosso ser, ela aumenta a nossa capacidade de perseverança,
Em ambientes onde houver discórdia e você deseja resolver essa situação é ideal que se acenda uma vela violeta, ela tem o poder de transmutar, transformando sentimentos, emoções e energias negativas em positivas, ela também pode ser usada em rituais de purificação.
Por trazer ternura e conforto ela pode bloquear ou impedir sentimentos autodestrutivos.
Vela Marrom
Vela da terra, paz em casa, energia animal, seres da terra: gnomos, duendes, seres das florestas. Feitiços para localizar coisas perdidas, para melhorar os poderes de concentração e telepatia, proteção de familiares e animais domésticos, equilíbrio, para rituais de força material; elimina a indecisão, atrai o poder da concentração, estudo, telepatia, sucesso financeiro. Dia da semana Quarta - feira.
A vela dessa cor atende a pedidos relacionados a bens imóveis. Para comprar ou "desenrolar" alguma pendência você pode acender, fazer suas preces e orações e aguardar os planos divinos para sua questão.
O marrom traz ainda poder de concentração, melhorando sua capacidade de dar atenção a fatos importantes. O marrom é a cor da realidade e por isso ela nos coloca de volta à terra, quando nossos pés estavam voando nos devaneios e distrações do dia-a-dia.
Vela Preta
A vela preta deve ser utilizada somente em rituais esotéricos e por um iniciado, pois ele saberá exatamente que tipo de forças está atraindo. Pois abre os profundos níveis do inconsciente, usa-se em rituais para induzir a um estado de meditação profunda, para afastar as energias negativas, a discórdia, confusão e perdas. Afastar mau-olhado, limpar a negatividade. Atrai a energia de Saturno. A cor preta atrai para si praticamente qualquer coisa, isso se aplica as velas e também as roupas. Dia da semana Sábado.
É sempre bom lembrar que a cor preta é uma espécie de esponja que atrai para si praticamente qualquer coisa.
Isso se aplica a roupas e, naturalmente, a velas, por isso, a vela preta deve ser utilizada somente em rituais esotéricos e por um iniciado, pois ele saberá exatamente que tipo de forças está atraindo.
Vela Cinza
Cor neutra; ajuda a meditação; na magia, esta cor simboliza confusão,mais também neutraliza as forças negativas. Dia da semana Sábado.
Prateado ou Cinza Claro
Magia da Lua, vela que atrai a energia da Grande Mãe. Feitiços que atraem o poder de influências cósmicas, rituais de honra , remove a negatividade e encoraja a estabilidade. Ajuda a desenvolver as habilidades psíquicas, ajuda na meditação, na magia. Esta cor simboliza confusão, mais também neutraliza as forças negativas fazendo a limpeza astral, a purificação. Vitória, meditação, poderes divino feminino.Dia da semana Sábado.
Vela Azul
Vela da Água, protecção no reino astral, paz, calma. Quando o azul é mais profundo, representa o prazer de viver e tudo aquilo que nos desperta gosto pela vida. Ela estimula a sensualidade, a auto-estima e induz à conquista amorosa. Ajuda a realizar bons negócios, trazendo dinheiro e riqueza matérial. Quando se necessita de harmonia, luz, paz, sonhos, saúde, quando envolva honra, bondade, tranqüilidade, verdade, conhecimento, proteção durante o sono, estabilidade, harmonia domestica e paciência. Ela protege a garganta, a laringe, a faringe, a tireóide, a língua, as cordas vocais e a fala, o paladar. Dia da semana Quinta-Feira.
Abre as portas do mundo oculto, tornando fácil a comunicação astral.
Ótima na luta contra o medo, quando o azul é mais profundo, representa o prazer de viver e tudo aquilo que nos desperta gosto pela vida. ela estimula a sensualidade, a auto-estima e induz à conquista amorosa. estimula o autoconhecimento, ao acender podemos meditar sobre a importância da nossa missão e nesse sentido maior da vida.
Ela traz clareza para qualquer área, para situações de conflito que você não está conseguindo encontrar uma saída.
Vela Índigo
Cor espiritual de meditação traz paz e tranqüilidade.Cor da inércia, para parar pessoas ou situações; use em rituais que requeira um elevado estado de meditação; neutraliza a magia lançada por alguém, quebra maldições, mentira ou competição indesejada. Equilibra o karma. Energia de Saturno. Dia da semana Quinta-feira. Azul Royal:
Velas Flocadas ( varias cores)
Quando são de sete ou oito cores servem para harmonizar todos os chackas, atuando como um limpador e energizante de todos os centros de energia.Pode-se usar qualquer dia.
Formas de usar as velas
Para que a vela fique purificada e receba a sua energia, esfregue nas mãos um pouco de óleo de amêndoas, ou se preferir azeite de oliva.
Unte a vela, passando 7 vezes do pavio para a base, ou seja, de cima para baixo, firmando seu pensamento no pedido que quer ver realizado.
Feito isso, você deve repetir de forma contrária.
Para pedidos amorosos, você deverá realizar o procedimento acima com 2 velas, uma com o seu nome e outra com o nome da pessoa amada.
Ao acender as velas elas devem estar juntas, uma do lado da outra.
Significado das velas e as suas Formas
Primeiramente, o formato das velas tem muito a ver com os diversos planos e estados e são um fator importante no plano místico.
Veja a seguir o que você pode saber apenas pelo formato de uma vela.
Quadrada: Esse tipo de vela representa a terra, está ligada a estabilidade.
Meia Lua: Vela que representa a água, está ligada aos sonhos.
Triangular: Essa forma de vela representa o fogo, está ligada ao equilíbrio.
Hexagonal: O ar é representado por esta vela, está ligada ao coração.
Os cuidados com as velas
Antes de mais nada, é sempre bom ter em mente quais forças e pedidos você deseja alcançar.
Tenha o cuidado para não prejudicar o próximo, lembre-se que existe a lei do retorno.
Relacionei abaixo alguns cuidados que você deve ter ao lidar com as velas.
1. Primeiramente, saiba se o seu pedido é para o bem de todos e tenha certeza do que quer pedir.
2. Nunca acenda uma vela que já tenha sido usada para fazer seu pedido ou oferenda.
3. Muitas vezes as velas podem trazer energias negativas, se você sentir que o ambiente está carregado, ou seja, sentimentos ruins, como a raiva, inveja, discussões, apague a vela e jogue em água corrente.
4. Acima de tudo, não deixe uma vela acesa se precisar se afastar do ambiente.
5. Acender velas para pessoas que já partiram, ou seja, espíritos desencarnados, deve ser em lugar apropriado, exemplo: cemitérios, igrejas, etc.
6. Não deixe ninguém tocar em sua vela depois de energizada por você.
7. No entanto, caso não saiba qual a cor apropriada para realização do seu pedido, use sempre a cor branca.
As Velas, os Dias da Semana e os Planetas
Os dias da semana são regidos por determinadas forças que dão poder às velas confeccionadas ou utilizadas sob sua regência.
Domingo
O domingo é o dia ideal para rituais de prosperidade e fama, quando desejamos reconhecimento pelos nossos esforços no trabalho ou nas artes.
Segunda-feira
Este dia propicia a conexão com o oculto, com os mistérios e com o lado mais sutil das coisas. Bom para rituais e exercícios de vidência e espiritualidade, para vermos o que está oculto.
Terça-feira
Ligado à cor vermelha. Os regentes deste dia podem ajudar em batalhas e lutas que precisamos travar.
Quarta-feira
A criação de um plano de apoio para alcançar nossas metas é muito importante e por isso este dia é ótimo para concentração de todos aqueles que se sentem perdidos ou confusos quanto a sua vocação ou simplesmente não conseguem resolver um problema mais complexo.
Quinta-feira
Sexta-feira
Quando falamos de rituais de amor, é bom lembrarmos que muitas vezes um ritual de amor é necessário para que despertemos o amor por nos mesmos. Muitas pessoas precisam aprender a se amar antes de serem amadas por outras pessoas e as velas são um ótimo canal para essa descoberta.
Sábado
É também dia de queima de karma e propício para conseguirmos paciência para concretização de projetos demorados.
Evite acender uma vela que já tenha sido usada. Velas que já foram acesas não devem ser reaproveitadas. (isso vale para velas de aniversário também).
No caso de velas usadas para iluminação da casa, não a mude de aposento, pois ela já possui a vibração do lugar onde foi acesa, evite usar velas quebradas.
Caso você não possua um altar em casa, não tenha condição de preparar um ou não se sinta seguro nem preparado para tal, escolha um canto no lugar onde mora sem tanto movimento, que não seja o seu quarto ou próximo ao banheiro, para firmar suas velas. Você pode firmar direto no chão, ou se mora de aluguel, por exemplo, use um pires para acender as velas. Evite acender próximo a objetos que podem pegar e espalhar fogo facilmente, seja cauteloso. Essa orientação é para a linha da direita. Para a linha da esquerda, o ideal é que você acenda fora de casa, no quintal, no corredor, na varanda, na entrada.
Domingo
Aos domingos, quando a semana começa, acendo velas para a falange de Erês, ou de Ibeji ou ainda Ibejada, nomes pelos quais são conhecidas as crianças de Aruanda que descem e trabalham na Umbanda. Antes fazia de modo intuitivo, 'associacionista' e 'deducionista'. Explico, se domingo é quando a semana inicia e a infância é a fase que marca o início de nossas vidas, logo passei a acender a vela para o erê que trabalha comigo e que me acompanha aos domingos. A cor da vela para esta falange pode ser rosa bebê, azul bebê ou azul e rosa e até mesmo branca. O santo católico ligado diretamente a esta falange é São Cosme e Damião. De repente, se você pode, é interessante ter uma imagem deles em seu altar. Junto à vela você pode deixar bombons, doces, petiscos, brinquedinhos simbolizando o universo infantil, colorido e alegre das crianças.
Segunda-Feira
A segunda-feira é o dia dedicado ao Orixá Exu, advindo da mitologia Iorubá, que tem grande influência na Umbanda. O orixá Exu está associado aos guias espirituais que trabalham e nos protegem à nossa esquerda, cortando energias negativas, quebrando demandas, sendo mensageiros e sentinelas dos nossos corpos, dos nossos trabalhos e dos nossos terreiros. Logo, é o dia de acender velas para as pombagiras e para os exus como Pomba Gira da Figueira, Maria Mulambo do Cruzeiro, Exu Tiriri e demais conhecidos e atuantes desta falange.
A cor da vela dedicada a exu e pomba gira pode ser vermelha, preta ou bicolor: vermelha e preta. Vale observar que, dependendo do trabalho e do campo de atuação do exu e da pomba gira que trabalha com você, eles podem solicitar outras cores de velas também, então não tenha um pensamento fechado para as cores. Em verdade, você, leitor e leitora deste humilde blog, não mantenha seu pensamento fechado para nada nesta vida, as mudanças são as maiores provocadoras de nossa evolução e só muda quem está disposto a se abrir para o novo, o diferente. Enfim, vamos avançar aqui na semana, estou me sentindo o Deus do Tempo, Cronos, hahah.
Terça-Feira
A terça-feira está associada aos orixás Ogum e Xangô, sendo este senhor das pedreiras, do fogo e dos trovões, logo teremos tons terrosos, pastosos, amarelos e ainda o vermelho de Ogum. Na Umbanda é o dia dedicado a falange de Boiadeiros, Baianos, Mineiros e em alguns estados do Norte e Nordeste do país há ainda o culto à 'família de Légua Boji Buá da Trindade'. São entidades 'encantadas', cujo arquétipo também se assemelha aos dos boiadeiros, porém são mais brincalhões, conversadores, aconselhadores. Em estados como o Piauí, Maranhão e Pará nota-se um culto bem expressivo a essa encantaria.
A vela para estas falanges pode ser nas cores amarela e marrom, simbolicamente representando a cor das terras, do sol, da chama das lamparinas, dos bois, da poeira, da lama que a chuva provoca na mistura com as terras secas do sertão, do mato e vegetação árida encontrada nesta região do país, onde os espíritos desta egrégora teriam vivido quando encarnados e simbolizando ainda as vestes de beatos, padres e até de São Francisco de Assis, a quem são muito ligados, devotos e respeitadores.
Quarta-Feira
As quartas dedico à falange de Ciganos e Ciganas rezando para Santa Sara Kali, padroeira de todos os clãs ciganos. Particularmente, aproveito a quarta para também cultuar a falange de Malandros e Malandras da Umbanda. Faço isso por se tratar de duas falanges relativamente novas, que no meu entender ocupam um lugar de meio, um pouco à direita, um pouco à esquerda, de modo que me sinto bem ao cultuá-los assim. Lembrando, é uma particularidade.
Para ciganos temos a cor do manto de Santa Sara, o azul. Mas é sabido que ciganos, culturalmente, sempre usaram tons fortes: vermelho, laranja, verde escuro, então tento alternar a cor da vela a cada semana, quando posso. Há inclusive a vela de sete cores, que lembra o arco-íris e é bastante usada para dedicar a esta falange.
Já para a malandragem, velas nas cores vermelha, representando a vibração do orixá Ogum e branca representando a vibração de nosso pai Oxalá, representantes da Lei e da Paz, respectivamente, o que nos dá o entendimento que os malandros e malandras de Umbanda são exímios agentes espirituais da Lei, trazendo paz aos médiuns, aos consulentes e a quem mais precisar de seus trabalhos. A vela para eles também pode ser bicolor: vermelha e branca.
Quinta-Feira
Okê, Caboclo! Saravá os caboclos da mata, das cachoeiras, das pedreiras, de todos os pontos de força da natureza. Salve a fartura de nosso pai Oxóssi! Quinta-feira é dia de cultuá-lo e de cultuar os guias que atuam na sua vibração, como os caboclos e caboclas de Umbanda. A vela para dedicar a eles é da cor das matas, é o verde.
Sexta-Feira
Sextou com espiritualidade!
Sexta-feira, 18h da noite, hora das almas benditas e sagradas do Cruzeiro Santo é o dia de acender vela na intenção de nosso pai Oxalá, de Jesus Cristo, de conversar com os pretos e pretas velhas de Aruanda. E a cor da vela para esta falange tão sábia, tão carinhosa, caridosa, tão trabalhadora e cheia de conselhos é toda branca ou bicolor: preto e branco. Aí você pode colocar ao lado da vela uma xícara de café sem açúcar ou um pouco de vinho moscatel e dedicar ao seu 'vôzinho' ou para sua 'vózinha', que pode ter certeza, será muito bem recebido no astral se você elevar seus pensamentos a eles.
Sábado
No sábado nos conectamos com a força das águas, Oxum, água doce e Iemanjá, água salgada, como são cultuadas no Brasil. É a egrégora conhecida como Falange das Águas ou Corrente das Águas. Na Umbanda temos a força e a vibração de sereias, tritões, iabás, caboclas, marinheiros, pescadores, piratas, estivadores, da população ribeirinha em geral do nosso país.
Assim, a cor das velas para o sábado são o amarelo de Oxum, representando a riqueza perdida no fundo das águas, as lágrimas, a cor que a água ganha através da terra e da incidência solar e o azul ou prata direcionados a Iemanjá.
Acender vela é um ato mágico-religioso:
Quando a chama é acesa e direcionada pela reza, ela estabelece a conexão entre a pessoa e a entidade ou orixá pra quem vai ser realizado o pedido.
Na prática - e mecanicamente - isso ocorre da seguinte forma: a energia mental e emocional evocada sai do seu corpo e encontra a energia da chama da vela, nesse momento ela entra nesse fluxo da chama e se alonga até a tela planetária do guia, orixá, anjo da guarda, enfim a quem você dedicou a queima.
Esse cordão ígneo faz o transporte da intenção, estabelece a conexão, e após tocar a tela planetária retorna ao corpo da pessoa como um bálsamo.
Por isso é tão importante que ao acender uma vela em sua casa ou em qualquer lugar que seja, você esteja com a cabeça firme no seu propósito, que a sua concentração esteja focada no seu objetivo e nunca pensando em compromissos ou coisas exteriores.
Significado e como ler as chamas da vela.
- Vela que não acende logo
Falta concentração da sua parte par ao pedido ou o ambiente pode estar com energia em excesso, sendo assim acenda um incenso, faça uma prece com mais vigor e coloque uma música suave.
- Chama azulada
Seu pedido pode ser atendido, mas vai demorar um pouquinho mais, tenha calma.
- Chama amarelada
Está tudo certo e encaminhado, continue no seu caminho, indica que a felicidade está próxima de você.
- Chama avermelhada
Seu pedido já está sendo atendido, confie!
- Vela que espirra a parafina
Alguma energia indesejada está sendo expulsa.
- Vela que não queima até o fim
Reavalie seu pedido e redefina o mesmo, ela pode não ser justo ou realmente necessário.
- Chama brilhante
Vai dar certo! Êxito puro!
- Chama que sobe e desce
Seu pedido não está bem definido, ou você está confuso sobre a necessidade de ser atendido. Reavalie tanto o pedido quanto a necessidade dele.
- Chama que faísca
Alguns percalços antes do seu pedido se realizar.
- Chama em espiral
Cuidado, há interesses contrários ou alguém que pode atrapalhar. Procure se proteger com oração e pensamentos positivos.
- Chama fraca
Reforce seu pedido.
- Chama baixa
Esse momento não ideal para esse pedido. Recarregue sua energia e força.
- Chama que aumenta sua luminosidade de repente
Sugere presença de forte energia.
- Chama que se apaga de repente, sem vento
Você receberá a ajuda, mas boa parte do problema é você quem terá que resolver.
- Chama que se eleva repentinamente
Bom presságio, sorte e proteção. Esteja atento as oportunidades.
- Vela que queima sem chorar e por inteiro
Seu pedido será atendido em curto prazo de tempo. Viva a partir de agora como se já tivesse realizado.
- Vela que chora muito
Você não está preparado suficiente. Dificuldades em realizar seu pedido.
- Pavio que se divide em dois
Seu pedido não foi feito de forma segura e decidida. Melhor refazê-lo.
- Pavio com a ponta brilhante
Sorte! Bom sinal.
- Pavio que sobra com cera em volta
Repita o pedido e faça novas orações.
- Quando a cera forma uma escada ao lado
Se ela está colada à vela e vai se dissolvendo junto seu pedido será atendido, se no entanto ela estiver solta, melhor tentar novamente.
- Chama vermelha intensa
Indica que o pedido que você fez será realizado.
- Chama azul clara
Indica que o seu pedido irá sofrer algumas mudanças, e o seu anjo protetor está te pedindo para ter calma e esperar, que o seu pedido irá se realizar.
- Chama muito brilhante
Mostra que o seu pedido está sendo ouvido naquele momento, e que é favorável.
- Pavio da vela brilhante
É uma forte indicação de sucesso e sorte em sua vida.
- Chama muito fraca
Se a chama da vela não tem força, é pequena, oscilante e fraca, significa que o seu pedido precisa ser reforçado, não está forte o suficiente.
- Chama muito baixa
Se a sua chama não é fraca, ou seja, não oscila, mas é muito baixa, significa que o seu pedido irá se realizar, entretanto pode demorar.
- Chama que oscila muito
Se a chama da sua vela treme, oscila demais (sem a entrada de ventos) significa que para que seu pedido seja atendido deverá haver uma transformação em sua vida.
- Chama que se apaga sem motivo
É um sinal de que, o seu anjo fará a parte dele para te ajudar, mas o seu pedido necessitará de mais esforços da sua parte do que da parte espiritual.
- Vela que queima completamente
Quando sua vela queima por completo, sem precisar ficar reacendendo ou com outras manifestações, é um bom sinal, significa que o seu pedido foi aceito pelo anjo e será invocado.
- Chama que treme
Indica Ique para que o pedido seja realizado é necessário haver uma transformação.
- Vela que chora
Significa que o seu pedido é muito difícil de ser realizado.
- Vela que solta pequenas faíscas
Isso acontece quando o seu anjo está querendo te avisar que brevemente você sofrerá uma desilusão, é uma forma dele te alertar. Ele irá mandar uma pessoa para te dar uma mensagem importante para te fortalecer e alertar.
- Chama que aumenta e diminui
Quando a chama da vela fica aumentando e diminuindo de tamanho, isso significa que você precisa se focar em um pedido, que não é indicado fazer pedidos para diversos campos da sua vida de uma vez só, que é necessário foco naquilo que é mais importante / urgente.
- Pavio que se divide em dois
Quando isso acontece, a vela indica que seu pedido foi feito em um momento de dúvida, de insegurança e que deverá ser repetido.
- Quando se acende várias velas e uma se sobressai em relação às outras
Se uma das velas apresenta uma chama mais viva, mais brilhante ou mais chamativa que as demais é sinal de sorte vindo para sua vida.
- Quando se acende várias velas e todas ficam com a chama forte e brilhante
Significa que seu pedido foi abençoado e terá prioridade em ser realizado.
- Chama em forma espiralada
Indica que o Anjo já está encaminhando as preces para entidades superiores e que estas estão prestes a ser realizadas.
As velas são capazes de nos transmitir mensagens e sinais através da cor da chama e da forma como ela se queima. Ao sermos capazes de compreender essas mensagens, nos aproximamos do mundo espiritual da Umbanda e nos tornamos mais aptos a elevar a nossa espiritualidade.
Velas quebradas ou usadas
Nos trabalhos de Umbanda existe uma grande preocupação com o uso de velas virgens, ou que não estejam quebradas. A principio, pensei tratar-se de mera supertição, mas depois compreendi que a vela virgem estava isenta da magnetização de uma vela usada anteriormente evitando assim um choque de energias, que geralmente anula o efeito do trabalho de magia. Somente no caso da vela quebrada encontrei um componente supersticioso: psicologicamente, a pessoa acredita que um trabalho perfeito precisa de instrumentos perfeitos. Se o trabalho obtiver sucesso, o detalhe da vela quebrada não será notado: mas, se falhar, será tido como principal fator de seu fracasso o fato de a vela estar quebrada.
Fósforo ou isqueiro
Em muitos Terreiros existe uma recomendação para só se acenderem velas com palitos de fósforos, evitando acendê-las com isqueiro ou em outra vela acesa.
Normalmente, os Terreiros fazem uso de pólvora, chamada de fundanga, nos trabalhos de descarrego. O enxofre que a pólvora contém também está presente nos palitos de fósforo. Ao entrar em combustão, a chama repentina, dentro de um ambiente místico, provoca uma reação psicológica muito eficiente, além de alterar momentaneamente a atmosfera ao seu redor, devido à sua composição química, em contato com o ar. A mente do médium capta essas vibrações, que funciona como um comando mental, autorizando-a a aumentar seu próprio campo vibratório, promovendo desta forma uma limpeza psíquica no ambiente. Não é a pólvora que faz a limpeza, mas a mente do médium, se ele conseguir ativa-la para este fim.
Vela de Sete Dias
Na Umbanda, alguns médiuns ficam em dúvida sobre se a vela de sete dias tem a mesma eficiência de sete velas normais. Sabemos de acordo com a psicologia, que um comportamento pode ser modificado através do reforço. No fato de se acender uma vela isoladamente não há nenhum tipo de reforço que se baseia na repetição. Assim, ao acender uma vela durante sete dias, as pessoas são reforçadas diariamente em sua fé e, repetindo os pedidos, dentro desse ritual de magia, ficam realmente com maiores probabilidades de despertar a própria mente e alcançar os seus propósitos. Na prática, constamos que dificilmente uma vela de sete dias queima durante todo esse tempo.
Meditação
Para trabalhos de meditação o uso das velas é excelente pois, além da diminuição dos estímulos visuais na semi-escuridão, força a atenção para a chama da vela, aumentando a capacidade de concentração. O contraste do claro-escuro contribui para lembrar as pessoas da necessidade de uma iluminação interior.
Cores e quantidades
Na Umbanda, o uso da vela branca é o mais freqüente, devido à sua representação como símbolo da pureza. A cor branca na Umbanda é a cor do Orixá Oxalá. Daí a razão do uso de velas brancas na maioria dos rituais de magia, dentro da associação da pureza/Oxalá.
O Orixá Ogum, tido como senhor das guerras, tem uma vibração muito forte. As velas vermelhas, quando acesas dentro de seu ritual, vibram na mesma freqüência, com resultados mais favoráveis. Considerando que a força da vela está mais na força mental do mago, a cor irá concorrer com o sentido de favorecer sua capacidade de concentração, devido a conjugação de freqüências idênticas. Se houver uma inversão nas cores das velas, isso poderá ou não alterar o resultado dos trabalhos de magia, pois dependerá em grande parte da força mental do mago.
Ficou estabelecida que a cor amarela, que deriva da vermelha, é a cor do Orixá Iansã, também pelo fato de ser uma energia de luta. As velas acesas para Iansã deverão ser da cor amarela, para continuar em sua freqüência vibratória. A variação de quantidade de velas deve ser a mesma que se acende para qualquer outro Orixá ou Entidade, de acordo com os objetivos da magia. Todavia, o umbandista deverá ter o cuidado de acender sempre em numero impar de velas, pois no ocultismo os números ímpares não se anulam, por terminarem sempre em um; daí sua força mágica, por não ser um numero divisível.
Acender apenas uma vela tem o sentido de unidade, de unificação. Três velas representam na mente humana a trindade divina (Pai, Filho e Espírito Santo). Cinco velas representam em nosso inconsciente coletivo o próprio homem. Sete velas significam a junção do espiritual (3) com o material (4), ou simbolizam a união entre o microcosmo (homem) e o macrocosmo (Deus), e assim por diante.
A cor azul, com sua vibração serena, vibra na mesma freqüência do Orixá Oxum, a senhora das águas doces. A vela de cor azul tanto pode ser acesa para Oxum como para Iemanjá, que aceita em seu ritual velas brancas. Por isso alguns Terreiros preferem usar as velas bicolores, nas cores azul e branca, para Iemanjá.
Estabeleceu-se a cor marrom-ocre é a cor do Orixá Xangô, levando-se em consideração a neutralidade dessa mesma cor. A energia de Xangô emana dos minerais, que possuem uma variedade muito grande de cores. Curiosamente, prevaleceu a cor mais freqüente, que a das pedras sobre a superfície da terra.
A cor verde, por seu equilíbrio vibratório, obtido pela junção das cores amarela e azul, vibra na freqüência do Orixá Oxossi, o senhor das matas. Assim, uma vela de cor verde, acesa numa mata, que tem a cor verde, possui uma força vibratória muito forte, facilitando o trabalho de magia.
A cor rosa, com sua vibração cheia de vida, vibra na freqüência da energia da falange dos espíritos das crianças, conhecidas também como Ibejis. Velas bicolores, nas cores azul e rosa, são acesas também com o mesmo resultado das velas cor-de-rosa.
A vela de cor preta, com sua vibração pesada, simboliza a morte física e tem a mesma freqüência do Orixá Omulu, o senhor da calunga ou do cemitério. Essa cor de vela jamais deve ser utilizada, pois sua freqüência é altamente negativa, o que usamos é a vela bicolor amarelo e preta.
As velas bicolores, nas cores vermelha e preta, são utilizadas para os Exús. Devem ser acesas com muita cautela e de preferência por quem conhece os segredos da magia, ou seja, por quem conhece a "mironga". A vela vermelha e preta, quando está queimando a cor vermelha, tem o sentido de luta; quando esta queimando a cor preta significa vitória sobre o objetivo proposto inicialmente.
As velas bicolores, nas cores branca e preta, são utilizadas nos trabalhos de magia dos Pretos Velhos e devem ser usadas sob a orientação direta dos próprios Pretos Velhos.
Para os trabalhos de alta magia, recomenda-se o uso de velas de cera, por sua constância e pela força de sua chama. É a vela ideal para as cerimônias de batismo das crianças, onde elas serão amenizadas do carma de seus inimigos de vidas passadas.
Velas coloridas se relacionam diretamente com a Linha em que a Entidade trabalha, da mesma forma que as pembas. Seu uso depende das normas ritualísticas do templo, que pode adotá - las freqüentemente, em ocasiões especiais ou sequer utilizá - lãs. A correspondência entre cor, Orixás e Falanges, com algumas variações, normalmente são:
- Anjo da Guarda - Branca
- Baiano - Marrom ou Branca
- Boiadeiro - Marrom, Verde, Roxa ou Branca
- Caboclo de Ogum - Branca, Vermelha ou Azul Royal
- Caboclo de Oxóssi - Verde
- Caboclo de Xangô - Marrom
- Caboclas - Bicolor Branca e Verde ou Branca, Verde
- Criança - Rosa ou Bicolor Azul e Rosa
- Exú - Bicolor Preta e Vermelha, Preta ou Vermelha
- Iansã - Laranja ou Amarela
- Yemanjá - Azul claro ou Branca
- Marinheiro - Bicolor Branca e Azul, ou Branca ou Azul
- Nanã - Lilás ou Roxa
- Obaluayê (Omulu) - Bicolor Branca e Preta / Bicolor Amarela e Preta
- Ogum - Vermelha ou Azul Marinho
- Ossain - Bicolor branca e Verde ou Amarela
- Oxalá - Branca
- Oxóssi - Verde
- Oxum - Amarela ou Azul Anil
- Oriente - Branca ou Amarela
- Pombo-Gira - Vermelha
- Pretas-Velhas - Bicolor Branca e Preta, ou Branca ou Roxa
- Pretos-Velhos - Bicolor Branca e Preta ou Branca ou Roxa
- Xangô - Marrom
Significados quanto ao formato da vela:
- Cones ou Triangulares: Equilíbrio, Elevação.
- Quadradas: Estabilidade, Matéria.
- Estrela: Espiritual, Carma.
- Pirâmide: Realizações Matérias.
- Cilíndricas: Servem para tudo.
- Anjos ou Animais: Para o seu anjo da guarda, ou animal protetor.
- Lua: Para acentuar sua energia intuitiva.
- Gnomo: Para seu elemental da terra.
- Cone ou Triangulares: Simbolizam o equilíbrio.Tem três planos: Físico, emocional e espiritual.
- Velas Cônicas: São voltadas para cima e significam o desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos.
- Velas Quadradas: Simbolizam estabilidade na matéria. Seus lados iguais representam os quatro elementos: Terra, Água, Fogo, Ar.
- Velas em Formato de Estrela de Cinco Pontas: É o símbolo do homem preso na matéria. Representa o carma.
- Velas Redondas: Simbolizam mudança. E a energia mais pura do astral que só a mente superior alcança.
Como apagar suas velas:
- Para apagar uma vela, melhor usar um elemento apropriado para tal fim ou uma tampa que corte o oxigênio. Use um apagador ou algo semelhante que afogue a chama.
- Não sopre, nunca, para apagar uma vela acesa, porque tal procedimento fará com que se rompa a magia que existe entre os planos espirituais.
- Quando apagar uma vela, se precisar, dê graças em voz alta e peça licença para o guia, protetor ou santo para qual foi acesa. Assim pode usar a mesma vela em várias ocasiões para o mesmo propósito.
Depois que sua vela terminar de queimar dê o destino correto:
- Se o seu pedido é de libertar-se de algo atire os restos no lixo ou fora de seus domínios.
- Se é para atrair, dinamizar ou aumentar jogue no jardim.
- Nunca utilize restos de velas que atenderam a um determinado pedido seu para fazer velas para outras pessoas e vice-versa.
- Se a vela está com chama muito pequena, retire um pouco de cera ao redor do pavio e torne a acendê-la.
As velas votivas:
São caracterizadas por serem mais grossas, podendo ser de diversas cores e até mescladas. O seu uso é para momentos de reflexão e limpeza espiritual, quando são feitas orações e a vela é acendida. As velas votivas são aquelas em que são feitas votos, promessas e pedidos, de acordo com a cor escolhida. Outro fato curioso é que, geralmente, essas velas são embaladas com imagens de santos, contendo já a oração necessária para ser realizado o pedido, o que torna a escolha mais fácil para os fiéis conforme a situação delicada pela qual está passando. Uma das características principais é que não exalam nenhum tipo de aroma ou cheiro, deixando o momento ainda mais especial.
Porque acender uma vela votiva?
É preciso saber que, antes de acender uma vela votiva, a mente e o coração têm que estar em paz para que possa a oração possa ser feita tranquilamente, sem pressa. O ato de acender a vela quer dizer que você tem fé, então não adianta acender e não acreditar em suas palavras ou reais intenções. Acender uma vela é orar, pedir, concentrar e desejar aquilo que está tão difícil de ser alcançado. De acordo com algumas religiões, a chama da vela é uma simbolização de Deus, então é preciso muita concentração para que o seu pedido seja atendido de alguma maneira. A vela é o símbolo da fé. Se você quer chegar mais perto de Deus, acenda uma vela e reze com toda a sua força, mas acreditar em suas palavras é o essencial para iniciar qualquer ritual religioso.
A oração
Outra particularidade está no significado da oração feita a partir do acendimento da vela votiva. A oração tem de ser silenciosa, para que você converse com Deus solitariamente. É um voto de devoção para aquele momento único e extremamente calmo. Acender uma vela e acreditar no sentido amplo que Deus está te ouvindo naquele momento faz com que a fé aumente ainda mais. Acender uma vela votiva nada mais é do que a expressão da fé, por isso que tem de ser feito silenciosamente. Ninguém precisa ouvir as suas preces, apenas você. É um momento único e especial, por isso esteja em paz consigo mesmo e peça pela concretização dos seus desejos, sempre agradecendo pela sua vida.
Significado das cores das velas votivas
As velas votivas possuem diversas cores, e cada uma está relacionada aos sentimentos que você evoca na hora da oração. Então, dependendo qual for o seu desejo, é ainda mais interessante acender a vela relacionada a isso. No site Erudito: Leitura Diária Recomendada são esclarecidos os significados das cores de velas, o que pode ajudar muito na hora de orar e fazer a sua prece.
Branco: Um balanço de todas as cores; iluminação espiritual, limpeza, clarividência, cura, busca da verdade;
Amarelo: Atividade, Criatividade, unidade, traz o poder de concentração e imaginação para o ritual; serve para alcançar a confiança necessária para melhorar a vida como um todo;
Ouro: fomenta a compreensão e atrai os poderes de influências cósmicas; benéficos em rituais destinados a trazer sorte ou dinheiro;
Laranja: criatividade, capacidade de falar a mente, a ambição, as questões da carreira e da Lei, a autoconfiança;
Cor-de-Rosa: Promove romance, amizade. Cor padrão para rituais para atrair afeições, uma cor da feminilidade, honra, serviço, traz conversa amigável e animada à mesa de jantar;
Vermelho: Saúde, paixão, amor, fertilidade, força, coragem, força de vontade, aumenta o magnetismo em rituais;
Prata: Remove a negatividade e encoraja a estabilidade, ajuda a desenvolver as habilidades psíquicas;
Roxo: Poder, sucesso, idealismo, manifestações psíquicas; ideais para rituais para ambições seguras, independência, recompensas financeiras, ou para fazer contato com o mundo espiritual outro;
Castanho: a cor da terra, equilíbrio. Para rituais de força material, elimina a indecisão, melhora a capacidade de concentração, estudo, telepatia, sucesso financeiro. Localiza objetos que foram perdidos;
Azul Royal: Promove a risos e jovialidade, cor ou lealdade. Use para atrair energia de Júpiter, ou sempre que uma influência precisa ser aumentada;
Azul Claro: traz paz e tranquilidade para a casa. Empregar uma situação onde deve ser sintetizado;
Azul: cor espiritual primária. Use em rituais para obter harmonia, sabedoria, luz interior, ou a paz;
Verde Esmeralda: atrai amor, fertilidade e relação social;
Verde Escuro: cor da ambição, inveja, ganância. A vela neutraliza estas influências em um ritual;
Verde: Promove prosperidade, fertilidade, sucesso, estimula rituais para a boa sorte, dinheiro, rejuvenescimento, harmonia.
As cores das velas podem simbolizar os seus desejos, mas a sua intenção na hora da oração tem de ser sempre voltada para energias positivas ou neutralização das energias negativas que podem estar rodeando você. Procure sempre adquirir as velas votivas conforme a sua necessidade para que o seu desejo seja alcançado. Concentre-se, tenha fé e acredite em suas palavras.
Axé